O Ibovespa opera entre ganhos e perdas na manhã desta terça-feira (27), repercutindo a temporada de balanços corporativos no mercado interno e estrangeiro. Também segue no radar do mercado a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, agintando os bastidores de Brasília.
Por volta das 10h40, o Ibovespa subia 0,10%, para 120.717 pontos. A sessão de instalação da comissão que investigará as ações do governo federal no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) começou há poucos minutos, e deve eleger o presidente, vice-presidente e o relator no colegiado formado por 11 titulares e 8 suplentes.
Receoso com o futuro da CPI, o governo tentou costurar alternativas ao nome de Renan Calheiros, que tende a ser o favorito para a relatoria. O principal argumento utilizado foi de que ele não poderia ser relator da CPI pelo fato de ser pai do governador de Alagoas, Renan Filho.
No âmbito corporativo, a temporada de balanços começa a pegar tração. Nos Estados Unidos, ontem a Tesla (TSLA34) deu o pontapé inicial na semana, registrando um lucro líquido recorde, com a receita total ultrapassando os US$ 10 bilhões no primeiro trimestre deste ano.
Os números, no entanto, não surpreenderam os investidores. As ações da montadora caem cerca de 2% no mercado futuro, com o aumento da percepção de que o valuation da empresa pode estar elevado. Após o fechamento do pregão, Microsoft (MSFT34) e Alphabet (GOGL34) devem apresentar seus números.
Por aqui, ontem foi o dia dos resultados da Vale (VALE3), maior posição acionária na carteira teórica do Ibovespa. A mineradora registrou um lucro líquido de US$ 5,54 bilhões, alta de 2.220% na base anualizada. O resultado, contudo, ficou abaixo das expectativas compiladas pela Bloomberg, “devido a despesas de Brumadinho e encargos de impairment nos ativos dos negócios de Níquel e Carvão”, disse a empresa.
Hoje o dia será marcado pelos balanços de Cesp, Cielo, Movida, Indústrias Romi e Vamos, todos após o fechamento do mercado.
No exterior, dados econômicos agradam. Na China, informações sobre frequência, como transporte de metrô, vendas on-line, transporte de contâiners mostram recuperação forte da atividade em abril.
“O que estamos vendo nos mercados nesta manhã é parecido com o observado nas últimas semanas, sem tendência definida. Embora o Banco Central do Japão tenha permanecido com a taxa de juros negativa, gera certa cautela a reunião do Fed nos Estados Unidos”, diz Roberto Padovani, economista do Banco BV.
Destaques do Ibovespa
Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h45:
- Ultrapar (UGPA3): +3,04%
- Cosan (CSAN3): +2,34%
- CVC (CVCB3): +2,14%
- PetroRio (PRIO3): +1,41%
- Petrobras (PETR4): +1,30%
- Hypera (HYPE3): -1,49%
- Lojas Renner (LREN3): -1,74%
- Ambev (ABEV3): -1,86%
- BB Seguridade (BBSE3): -1,90%
- BRF (BRFS3): -1,93%
Bolsas mundiais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:
- Nova York (S&P 500) futuro: -0,16%
- Londres (FTSE 100): -0,33%
- Frankfurt (DAX 30): -0,28%
- Paris (CAC 40): -0,17%
- Milão (FTSE/MIB): -0,22%
- Hong Kong (Hang Seng): -0,03% (fechada)
- Xangai (SSE Composite): +0,04% (fechada)
- Tóquio (Nikkei 225): -0,46% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma alta de 0,05%, a 120.594,61 pontos.
Notícias Relacionadas