Após atingir recorde de 115 mil pontos Ibovespa abre em queda

Após atingir o recorde de 115 mil pontos, na última quinta-feira (19), o Ibovespa inicia esta sexta-feira (20) em queda com leilão de energia, plano de desinvestimento da Petrobras e prévia da inflação.

Por volta das 10h20, o Ibovespa variava negativamente 0,14% alcançando 114.967,91 pontos. No radar do mercado está o leilão de energia realizado pela Aneel para fornecer eletricidade para alguns estados.

Além disso, os investidores estão atentos ao plano de desinvestimento da Petrobras juntamente com o governo, e os dados do IPCA-15.

Leilão de energia

A Agência Brasil informou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou na última quinta-feira (19), em São Paulo, o Leilão de Transmissão para fornecer eletricidade a localidades de 12 estados, que registrou um deságio recorde de 60,3%. Confira as localidades:

  • Acre
  • Alagoas
  • Bahia
  • Ceará
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
  • São Paulo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/01/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-8.png

Os projetos contemplam subestações e linhas de transmissão, que totalizarão uma extensão de 2.470 km. A concessão terá validade de 30 anos. Cálculos da Aneel indicam que os investimentos aplicados nos empreendimentos chegam a R$ 4,18 bilhões.

Petrobras

A Petrobras (PETR3; PETR4) e o Ministério Público do Trabalho fecharam um acordo que visa fazer com que os profissionais da petroleira não sejam demitidos por conta do processo de desinvestimento da empresa. O acordo foi realizado na última quarta-feira (18).

Saiba Mais: Petrobras e Ministério do Trabalho fazem acordo em plano de desinvestimento

Com o acordo, a Petrobras terá que manter ao menos 40% dos funcionários em seus estados de origem por no mínimo 18 meses. Além disso, a empresa terá que criar um comitê permanente que ficará responsável pelas transferências de empregados para outras regiões.

IPCA-15

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, cresceu 1,05% em dezembro, frente a alta de 0,14 por cento em novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira Também: Dólar abre em alta com IPCA-15 e guerra comercial

Sendo assim, o IPCA-E, que é o IPCA-15 acumulado trimestralmente, fechou o ano de 2019 em 3,91%, acima dos 2,67% registrados nos 12 meses anteriores. Em dezembro do ano passado, a taxa inflacionária caiu 0,16%.

O IPCA-15 avalia os preços entre a metade de um mês e a metade do mês subsequente. No caso deste última divulgação, os preços englobados em dezembro foram os registrados apenas até o último domingo (15).

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira (19), o Ibovespa encerrou em alta de 0,71% e atingiu o recorde de 115 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno