Ibovespa tem dois circuit breakers e fecha em queda de 14,78%

O Ibovespa fechou em forte queda de 14,78%, a 72.582,53 pontos, nesta quinta-feira (12). Essa foi a pior baixa do principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nos últimos 22 anos.

A variação negativa do Ibovespa foi impulsionada pelos pânico dos investidores sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Durante a manhã, a Bolsa acionou dois circuit breakers após quedas de 10% e 15%, respectivamente. No caso das ações, a maior baixa do dia foi da Gol (GOLL4) que chegou a 36,29% no fechamento, cotada a R$ 9,97.

Abaixo confira as principais notícias do dia.

Ibovespa amplia queda e tem 2º circuit breaker no mesmo dia

O pregão na B3 chegou a ficar suspenso por 1 hora após o segundo circuit breaker do dia, por volta das 11h12. Mais cedo, por volta das 10h20, as negociações foram interrompidas por meia hora, após queda de 11,65%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

O discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da noite da última quarta, levou a uma forte queda as bolsas de valores da Europa e contagiou também o mercado financeiro brasileiro.

As negociações do Ibovespa foram suspensas com um circuit breaker por quatro vezes nessa semana, além desse leilão. Nunca na história da Bolsa de Valores de São Paulo tinha acontecido algo parecido. Na última segunda-feira o Ibovespa estava 97.996,77 pontos.

O presidente dos Estados Unidos, informou, na última quarta-feira (11), que as viagens de países europeus aos EUA estão suspensas por 30 dias. A medida de contenção tomada pela Casa Branca é motivada pelo avanço dos casos do coronavírus.

Saiba mais: Coronavírus: Ibovespa amplia queda e tem 2º circuit breaker no dia

Após o discurso de Trump, o Departamento de Segurança Nacional publicou uma nota dizendo que as novas normas valem para estrangeiros que estiveram nos 26 países da Zona Schengen nos 14 dias anteriores à tentativa de volta aos Estados Unidos.

Coronavírus: Brasil confirma 77 ocorrências

Conforme o novo balanço feito pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 77 casos do novo coronavírus. O boletim foi divulgado às 16h20h desta quinta-feira.

O estado de São Paulo ainda é o mais afetado pelo coronavírus, apresentando 41 casos de contaminação.

Saiba mais: Coronavírus: Brasil confirma 77 ocorrências do coronavírus, afirma Ministério

Foram registrados pela primeira vez casos da doença nos estados do Paraná e Pernambuco.

Paulo Guedes diz que crise do coronavírus é passageira

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou nessa quinta-feira que o Brasil vai sofrer impacto da crise do coronavírus. Entretanto, segundo o economista, os efeitos da epidemia serão passageiros.

O ministro salientou: “é uma crise passageira, uma pandemia, como foi dito do ponto de vista de saúde pública. Tem uma onda de impacto, um período de difusão, e depois ela cede também com força. Já está acontecendo isso na China. Vamos tomar o impacto agora”.

Paulo Guedes diz que crise do coronavírus é passageira

Guedes ainda falou sobre previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), “já estávamos entrando a 2%, que seria a nossa estimativa para esse ano, tinha gente que estimava 2,5%, com o coronavírus agora cai 0,5%, pode voltar a 2%, eu já estimava 2%, e estou observando o efeito sobre a economia”.

Bolsas no exterior despencam

Além do Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de Nova Iorque S&P 500 fechou em queda de 9,51% a 2,480.64 pontos.

Último fechamento do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a sessão, na última quarta-feira (11), em queda de 7,64%, aos 85.171,13 pontos.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno