A abertura de mercado nesta segunda-feira traz o Ibovespa abrindo próximo a zero. Por volta das 10h30, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo batia a casa dos 79.364 pontos, com variação positiva de +0,03%. Com o dólar sendo cotado a R$4,04 com 0% de variação.
O fato de em menos de sete dias acontecer a votação para primeiro turno vem colocando o mercado em passo de espera.
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 1 de outubro, pelo FSB/BTG Pactual, apontou a estagnação do candidato líder, Jair Bolsonaro (PSL), com 31% das intenções de voto. Houve também um leve aumento de Fernando Haddad (PT), que aparece com 24%, e de Geraldo Alckmin (PSDB), que assume a terceira posição, com 11% das intenções de voto.
Também há de se destacar as manifestações que aconteceram no final de semana, tanto a favoráveis como contrárias a Jair Bolsonaro. De maneira geral, mas manifestações de sábado, contrárias ao candidato, foram maiores e isso pode ter impacto nas pesquisas divulgadas durante a semana.
Outro fator que tem peso no mercado global é a restruturação do acordo do Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que foi realizado no final de domingo.
As bolsas europeias e Wall Street operam em alta após o anúncio. Há a expectativa para saber como vai ser a reação da bolsa asiática.