Ibovespa cai 0,54% com Orçamento e CPI, mas assegura alta na semana
Em novo dia de vai não vai, o Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (9) em leve queda de 0,54%, a 117,669,90 pontos, descolando do exterior em meio a repercussões sobre as indefinições do Orçamento para 2021 e a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de instalar uma CPI contra o governo federal.
Apesar do recuo no pregão de hoje, o Ibovespa assegurou um crescimento de 2,1% no acumulado semanal.
No cenário interno, os investidores estiveram de olho nos dados de inflação no País. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,93% em março, frente a fevereiro. No mês anterior, o indicador havia anotado alta de 0,86% na comparação mensal. O resultado do mês passado veio abaixo do esperado, mas é foi maior desde 2015 para o período.
Em Brasília, o clima é de tensão depois de o ministro do STF Luis Roberto Barroso cobrar na noite de ontem providências do Senado Federal para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. O presidente da casa, Rodrigo Pacheco, disse que irá acatar a demanda.
“O receio é que essa Comissão se sobreponha ao restante da agenda do Senado, e isso se soma a uma preocupação já existente com o Orçamento”, observou Murilo Breder, analista de ações da Easynvest.
De acordo com o especialista, também pesou sobre o Ibovespa a queda das ações da Vale (VALE3). Os papéis da mineradora aceleraram as perdas após a Samarco pedir recuperação judicial.
Ao lado da companhia estiveram as varejistas, incluindo Via Varejo (VVAR3), GPA (PCAR3) e Carrefour (CRFB3), cujas ações recuaram devido a uma “realização de lucros, após forte alta de empresas ligadas ao e-commerce e tecnologia na sessão de ontem”, segundo a Ativa Investimentos.
Além disso, pressionaram a alta no rendimento das notas do Tesouro dos Estados Unidos (Treasuries) os ativos. Os títulos avançaram mais de 2% refletindo o temor pela alta dos preços na economia após dados de inflação ao produtor mostrarem uma alta de 1% em março na comparação mensal, acima da expectativa dos analistas, de 0,50%.
O destaque positivo do Ibovespa ficou a Sabesp (SBSP3). As ações da companhia de saneamento paulista avançaram 2,70%, a R$ 42,98, depois de Agência Reguladora dos Serviços Públicos do estado de São Paulo (Arsesp) autorizar um aumento da tarifa média cobrada por metro cúbico para R$ 5,1251.
Mas a liderança do índice foi das siderúrgicas CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5). As empresas novamente se beneficiaram do ambiente externo positivo para commodities metálicas.
Última cotação do Ibovespa
De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta com uma alta de 0,69%, a 118.313,23 pontos.