Após dois dias de ganhos, o Ibovespa fechou com desvalorização de 2,80% aos 83.679 pontos . Os principais causadores da desvalorização do índice da B3 foram as falas de Jair Bolsonaro (PSL), primeiro colocado no primeiro turno das eleições, sobre privatizações e reformas, além do mau humor do mercado externo, que fez as bolsas norte-americanas despencarem mais de 3%.
Em entrevista para a TV Band, Bolsonaro afirmou que realmente quer privatizar diversas empresas públicas que estão apresentando déficit orçamentário, entretanto a Eletrobras não passará por este processo. Além disso, o candidato afirmou hoje que a reforma da previdência de Michel Temer não será aprovada, diminuindo ainda mais as esperanças de que a reforma fosse discutida ainda este ano.
Por fim, o candidato do PSL falou que a reforma deverá acontecer de maneira gradual, se eleito, e que polícia e militares terão um tratamento previdenciário diferenciado.
Paulo Guedes, economista e homem forte do possível governo Bolsonaro, está sendo investigado por fraude, segundo a Folha de S.Paulo.
Mercado Externo
No exterior, os Treasuries, título de dívida de dez anos dos Estados Unidos, chegou ao maior valor em toda a década. O impacto foi imediato nas bolsas norte-americanas que fecharam em grande queda. Nasdaq fechou com desvalorização de 4%; Dow Jones recuou 3,15% e S&P acabou o dia em queda de 3,29%.
Na Europa, a incerta questão do déficit italiano ainda causa cautela nos investidores do velho continente. A UE e Itália estão vivendo dias cada vez mais difíceis, já que Bruxelas não acredita que as projeções de PIB anunciadas pelo governo de Roma será realmente concretizado.
Além disso, no Reino Unido, o Brexit ainda continua no radar. Londres e UE estão pressionados para o fechamento de um acordo com o prazo cada vez mais próximo.
De volta para a América, as relações sino-americanas também não param de aumentar. Em entrevista na Casa Branca ontem, Donald Trump assumiu que não irá parar com as tarifas à China. Para o presidente às sobretaxas servem para criar um novo modelo comercial entre as duas maiores potenciais comerciais do mundo. Para ele, a China é a grande culpada pelo déficit comercial entre os dois países.
Principais ações do dia
As ações que mais apresentaram desvalorização foram: Gol PN N2 (-10,32%); Eletrobras ON ( -8,86%) e Eletrobras PNB ( -8,36%).
Ações que apresentaram valorização foram: Suzano Papelon (+2,22%); Fibria On (1,47%) e Embraer On ( 1,39%)
Notícias Relacionadas