Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa: após queda de 4,5% no trimestre, BTG projeta recuperação e alta em abril

Ibovespa

Foto: iStock

O próximo trimestre promete uma perspectiva otimista para o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa, com uma expectativa de retorno médio de 0,48% e um desvio padrão de 5,65%, projetam os analistas do BTG Pactual em relatório. A análise surge em um momento oportuno: o Ibovespa registrou, no primeiro trimestre deste ano (1T24), queda de 4,5%. Com baixa de 0,71% em março, a Bolsa já perdeu 5,36% no ano.

Os números divulgados pelo banco indicam uma menor incerteza em comparação com as análises mensais, sugerindo uma estabilidade relativa nos próximos meses. Historicamente, segundo os estrategistas do banco, abril demonstra ser um mês positivo para o Ibovespa, com uma média histórica de retorno de aproximadamente 2,07%.

No entanto, a análise também revela um desvio padrão considerável de 9,13%, indicando alguma incerteza em relação à magnitude do retorno para este mês. Um ponto relevante destacado pelo relatório é a tendência de recuperação do mercado após um março negativo do Ibovespa. Em 11 das 15 vezes em que março fechou em baixa, abril registrou retornos positivos para o Ibovespa, com uma média de retorno após uma queda de 4,71%.

Embora as análises históricas forneçam orientações aos investidores, o BTG diz que é importante ressaltar que o mercado é influenciado por diversos fatores, incluindo a economia e políticas globais. Portanto, apesar de as tendências históricas dos números do Ibovespa sugiram resultados positivos para o índice da B3 nos próximos meses, elas não garantem, claro, o desempenho futuro.

Veja o desempenho da bolsa de valores nos primeiros dias de abril

Quarta-feira (03)

Terça-feira (2)

Segunda-feira (1º)

Sair da versão mobile