Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa opera em alta com privatizações no radar

Ibovespa opera em alta e tem leve recuperação após queda de 12%

Ibovespa opera em alta e tem leve recuperação após queda de 12%

O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (21) com privatizações, Fed, Brexit e novo presidente do Coaf no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa registrava alta de 0,64% alcançando 99.855,25 pontos. O mercado está atento ao pronunciamento do ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta sobre quais estatais serão privatizadas esse ano.

Além disso, segue no radar dos investidores a declaração do presidente Bolsonaro sobre a prioridade de privatização dos Correios.

Guedes afirma que serão 17 estatais privatizadas esse ano

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na última terça-feira (20), que 17 estatais serão privatizadas ainda esse ano. A declaração foi feita em um evento com empresários e executivos em São Paulo. Segundo a declaração, as empresas serão divulgadas nesta quarta-feira (21).

Confira Também: Agenda do Dia: Ata do Fed, privatização de estatais e Brexit agitam mercado

“Nós vamos acelerar as privatizações. Amanhã saem as 17 empresas, e ano que vem tem mais. E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente grande aí que acha que não vai ser privatizado, mas vai entrar na faca”, afirmou Guedes.

Privatização iniciará pelos Correios

O presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou a intenção de privatização de 17 estatais nesta quarta-feira (21). Além disso, o mandatário ressaltou que a prioridade serão os Correios.

No entanto, Bolsonaro enfatiza que o processo de privatização dos Correios será longo, pois deverá passar pelo Congresso Nacional. “Vamos começar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) pelos Correios. A privatização dos Correios; é um processo longo”, disse o mandatário em entrevista aos jornalistas no Palácio da Alvorada.

Fed

Nesta quarta-feira (21), as atenções dos investidores de todo o mundo se voltam à ata da última reunião do Federal Reserve Bank (Fed), realizada em 30 e 31 de julho.

Na ata, o Fed reduziu pela primeira vez as taxas de juros do país norte-americano desde a crise de 2008, de 2,5% para 2,25%. O objetivo é fomentar a economia do país, estimulando investimentos e mantendo o baixo nível de desemprego. A ata será divulgada às 15h de Brasília.

Brexit

O Brexit pode ter um novo capítulo nesta quarta com o encontro entre a chanceler da Alemanha Angela Merkel e o premiê britânico, Boris Johnson.

A reunião terá como pauta principal a saída do Reino Unido da União Europeia. Mesmo sem acordo, Johnson já afirmou que está disposto a sair da UE.

Novo presidente do Coaf

Na última terça-feira (20), o Banco Central anunciou como novo presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Liáo.

O Conselho foi renomeado, recentemente, para Unidade de Inteligência Financeira (UIF). Liáo entrará no lugar de Roberto Leonel. A mudança foi implementada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Saiba Mais: Banco Central nomeia Ricardo Liáo como presidente da UIF, o novo Coaf

A demissão de Roberto Leonel já havia sido considerada no governo após a série de críticas que, o agora ex-presidente do Coaf, havia feito à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, referente à suspensão de dados fornecidos pela UIF ( antiga Coaf) em investigações, sem autorização prévia da justiça.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, na terça-feira (20), o Ibovespa encerrou em queda de -0,25% com 99.222,25 pontos.

Sair da versão mobile