Ibovespa inicia a semana em alta com acordo comercial e Boletim Focus

O Ibovespa abre a semana em alta com acordo comercial, ata do copom, Boletim Focus e paralisação dos caminhoneiros.

Por volta das 10h20, desta segunda-feira (16), o Ibovespa variava positivamente 0,53%, alcançando 113.128,88 pontos. O mercado está otimista com o desdobramento das negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

Além disso, segue no radar do investidor a divulgação da ata do copom que acontece na próxima terça-feira (17), a previsão do PIB em 2019 que foi elevada pelo relatório do Boletim Focus e a possível greve dos caminhoneiros.

Acordo comercial

A China decidiu suspender as tarifas alfandegárias sobre produtos norte-americanos que deveriam ser implementadas no último domingo (15).

De acordo com o governo chinês, a decisão veio após os Estados Unidos e a China firmarem a “fase um” de um acordo comercial. No entanto, as tarifas chinesas que já passaram a incidir sobre os produtos norte-americanos serão mantidas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home-1.png

“A China espera, com base na igualdade e no respeito mútuo, trabalhar com os EUA para resolver adequadamente as preocupações de cada um e promover o desenvolvimento estável das relações econômicas e comerciais dos EUA e da China”, informou o Ministério das Finanças da China.

Os asiáticos confirmaram na última sexta-feira (13) o acordo comercial com os Estados Unidos, após 19 meses de negociações na guerra comercial. Wang Shouwen, vice-ministro do Comércio da China, afirmou em uma entrevista coletiva em Pequim que ambas as partes alcançaram “progressos significativos” na guerra comercial.

Copom

O mercado interno está atento a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a decisão do corte na taxa básica de juros (Selic), na próxima terça-feira (17).

Boletim Focus eleva previsão do PIB em 2019

Os especialistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro, que colaboram com a elaboração do Boletim Focus, alteraram, pela terceira semana seguida, a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano.

Segundo as previsões dos profissionais no Boletim Focus, ao final de 2019, a economia brasileira terá crescido 1,12% em 12 meses. Há três semanas, a previsão era de um crescimento de 0,92%.

Saiba Mais: Boletim Focus eleva previsão do PIB para 1,12% em 2019

Quanto à previsão do PIB para o ano que vem, os especialistas, pela sexta semana consecutiva, elevaram a previsão de crescimento. A alta estimada é de 2,25% ao fim de 2020. Duas semanas atrás, a previsão era um pouco menor, de 2,17%.

Além disso, os economistas elevaram previsão da inflação medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano pela sexta semana seguida. Segundo eles, ao final de 2019, o aumento dos preços será de 3,86% em 12 meses. Há duas semanas, a estimativa era de 3,33%.

Paralisação dos caminhoneiros

Os caminhoneiros estão ameaçando uma paralisação no País nesta semana. Entre os intuitos da greve, a classe reivindica o reajuste do piso mínimo do frete. A mobilização tem apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas (CNTTL).

A greve, no entanto, ainda não teve início por conta de não haver um acordo entre parte dos caminhoneiros. Enquanto determinados grupos apoiam a paralisação, outros são contra o movimento.

Saiba Mais: Greve dos caminhoneiros: paralisação pode ter início nesta semana

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou na última sexta-feira (13) que sinais de eventual greve são movimentos isolados que não têm e não terão adesão da categoria. Para ele, os profissionais perceberam que o ministério está aberto para o diálogo.

“Os caminhoneiros têm meu telefone pessoal. Estou em vários grupos de WhatsApp. Eles têm tido paciência grande, aguardando nossas ações”, afirmou o ministro.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira (13), o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,33% a 112.564,859 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno