O Ibovespa abriu em alta nesta quarta-feira (20), com os investidores atentos à posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos. Também chama atenção a situação fiscal do Brasil, ao passo que as conversas sobre o auxílio emergencial voltam a ser pauta entre os congressistas.
Por volta das 10h40, o Ibovespa avançava 0,44%, a 121.168 pontos. Às 14h (horário de Brasília) desta quarta, Biden se tornará o 46º presidente norte-americano. O evento terá uma cerimônia diferente do habitual, sem a tradicional multidão de apoiadores do futuro mandatário.
O presidente Donald Trump também não comparecerá. Mike Pence, atual vice-presidente que leu a vitória de Biden no Congresso, também não estará presente.
Na última terça (19), os investidores reagiram de forma positiva às declarações de Janet Yellen, escolhida por Biden para ser a secretária do Tesouro. A ex-presidente do Federal Reserve (Fed) defendeu o pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão (cerca de R$ 10,15 trilhões) anunciado na semana passada pelo futuro líder da Casa Branca e instigou os congressistas a agirem com “grandeza” para enfrentar a crise.
A economista afirmou que a ajuda aos desempregados e pequenas empresas seria o “investimento de maior retorno”. Embora haja uma onda de otimismo, Yellen ainda encontrará resistência republicana. A Nasdaq opera em alta de 1% nesta manhã.
No front interno, enquanto os números da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) voltam a crescer no Brasil, volta a ser discutido o coronavoucher, auxílio emergencial criado em abril do ano passado. O auxílio foi pago até dezembro de 20202, com valores residuais neste mês, mas pode ser ampliado, segundo alguns parlamentares.
O Ministério da Economia, por sua vez, entende que a economia tem sido movimentada sem a impulsão do auxílio, e que o aumento no número de casos pode estar relacionado às festas de fim de ano. Dessa forma, portanto, o tema deve ser analisado com mais cuidado.
De acordo com o jornal Valor Econômico, a pasta liderada por Paulo Guedes estuda renovar o Programa de Preservação de Renda e do Emprego, que autoriza a suspensão de contrato e redução de jornada e salário do funcionário em combate a alta do desemprego.
Destaques do Ibovespa
Confira as maiores altas e as maiores baixas entre as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h45:
- B2W (BTOW3): +5,31%
- Via Varejo (VVAR3): +3,42%
- Lojas Americanas (LAME4): +3,29%
- Suzano (SUZB3): +2,85%
- PetroRio (PRIO3): -0,72%
- Metalúrgica Gerdau (GOAU4): -1,12%
- Gerdau (GGBR4): -1,2%
- Usiminas (USIM5): -1,88%
Mercados internacionais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:
- Nova York (S&P 500) futuro: +0,50%
- Londres (FTSE 100): +0,03%
- Frankfurt (DAX 30): +0,74%
- Paris (CAC 40): +0,44%
- Milão (FTSE/MIB): +0,56%
- Hong Kong (Hang Seng): +1,80% (fechada)
- Xangai (SSE Composite): +0,47% (fechada)
- Tóquio (Nikkei 225): -0,38% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira com uma baixa de 0,50%, a 120.636,39 pontos.
%