Ibovespa ignora NY e recua com bastidores de Brasília; Banco Inter (BIDI11) sobe 4%
O Ibovespa permanece em leve queda na tarde desta quinta-feira (20), ignorando os mercados internacionais que têm forte alta após uma sequência de pregões negativos. Por aqui ainda chama atenção os bastidores de Brasília, com Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 e a MP da privatização da Eletrobras (ELET3).
Por volta das 13h41, o Ibovespa recuava 0,40%, para 122.148 pontos. A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quarta-feira (19), o texto-base da MP que permite a privatização da companhia elétrica. A proposta autoriza o governo a diluir sua participação na Eletrobras, hoje em torno de 60% para 45%, por meio da oferta de novas ações no mercado.
Em sentido contrário ao observado na véspera, as ações ordinárias da estatal caem mais de 2% nestre pregão. Os papéis recuam com a confirmação do que era esperado pelo mercado há meses, e os investidores realizam o lucro auferido com a Eletrobras atingindo a máxima histórica.
As ações do Banco Inter, por outro lado, estão entre os destaques positivos do dia, com a divulgação da parceria com o Banco ABC (ABCB4) para emissões de dívida de ações, ampliando sua atuação dentro do mercado de capitais.
“A parceria entre os dois bancos deve gerar sinergias pelo fato de os bancos terem potenciais complementariedades”, comenta a corretora Guide. “O Inter possui boa capacidade de distribuição de produtos financeiros e ainda possui um alto número de cliente, enquanto que o ABC possui expertise na originação e estruturação de produtos para investimento.”
Também movimenta o mercado no lado das altas o desempenho positivo das ações de Unidas e Localiza. Um desfecho da fusão entre as empresas é esperada desde o fim do ano passado, e uma resposta negativa do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não estava fora de cogitação.
Contudo, o Cade disse nesta quinta que as avaliações preliminares apontaram para preocupações de concentração de mercado, mas que exigem maior diligência de análise e os estudos continuam. As ações das empresas sobem com base na percepção de que o negócio pode sair do papel.
O que sobe e o que cai no Ibovespa
- Unidas (LCAM3): +4,56%
- brMalls (BRML3): +4,03%
- Localiza (RENT3): +3,73%
- Banco Inter (BIDI11): +4,39%
- Multiplan (MULT3): +2,97%
Do lado negativo, os destaques são:
- Eletrobras ON (ELET3): -3,25%
- Metalúrgica Gerdau (GOAU4): -3,40%
- Ultrapar (UGPA3): -3,59%
- Suzano (SUZB3): -3,82%
- Eletrobras PN (ELET6): -3,85%
Última cotação
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma queda de 0,28% a 122.636,30 pontos.