O Banco Inter (BIDI11) – [Baixe o relatório] – e a Locaweb (LWSA3) entraram para a segunda prévia do índice Ibovespa, divulgada pela B3 na manhã desta sexta-feira (16). A prévia diz respeito à carteira teórica do índice, para os meses entre maio e agosto.
Com isso, o índice Ibovespa passaria a ter 84 ativos de 82 empresas. Criado em 1968, o maior índice acionário do Brasil representa o desempenho médio dos ativos mais negociados e de maior valor de mercado do País. Segundo a B3, as maiores posições da carteira teórica em sua segunda prévia para os próximos três meses são:
A prévia traz um aumento na participação da Vale e redução das fatias das demais empresas citadas. Vale ressaltar que a carteira teórica do índice não contempla Brazilian Depositary Receipts (BDRs) e ativos de companhia em recuperação judicial ou extrajudicial, como é o caso da Oi (OIBR3), por exemplo.
A entrada das ações da Locaweb já era amplamente esperada pelo mercado. Na primeira prévia, divulgada no início deste mês, a empresa ja havia sido escolhida pela B3, confirmando as projeções de XP e Bank of America.
Ações que são incluídas no Ibovespa costumam ser alvo de compra por parte dos fundos, sobretudo os passivos que acompanham o índice, o que aumenta a negociação delas perto da data do anúncio do rebalanceamento.
Por volta das 12h10 desta manhã, os papéis do Banco Inter subiam 4%, enquanto a Locaweb tinha alta de 2,06%. O Ibovespa avançava 0,14%.
A última prévia será divulgada no dia 29 de abril. A carteira definitiva do Ibovespa começa a valer a partir de 3 de maio, e permanecerá vigente até o fim de agosto.