Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, inicia o pregão desta quinta-feira (14) com leve baixa.
Por volta das 11h da manhã, o Ibovespa recuava -0,11% somando 95.737,01 pontos.
Bolsas Internacionais
- Nasdaq (Estados Unidos): alta de +0,08%;
- FTSE 100 (Reino Unido): alta de +0,37%;
- Nikkei (Japão): queda de -0,02%;
- CAC40 (França): alta de +0,67%.
Principais assuntos que podem movimentar o Ibovespa, nesta quinta:
- Reforma da Previdência;
- Negociações comerciais;
Reforma da Previdência
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que quer “bater o martelo” sobre a proposta da reforma da Previdência ainda nesta quinta-feira (14). No entanto, caso isso aconteça o próximo passo é a proposta ser levada ao Congresso.
De acordo com o presidente, será fixada uma idade mínima de 62 ou 65 anos para homens e 57 ou 60 anos para mulheres. Além disso, será incluído um período de transição e as regras aplicadas às Forças Armadas também chegarão aos policiais militares e bombeiros.
Entretanto, a definição da reforma depende da reunião de Bolsonaro com a sua equipe econômica, nesta tarde desta quinta.
Durante entrevista à “TV Record”, na última quarta-feira (13), o presidente afirmou que “não gostaria de fazer a reforma da Previdência, mas sou obrigado a fazer, do contrário o Brasil quebrará em 2022 ou 2023”.
Negociações comerciais
Na última terça-feira (12), o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer chegou a Pequim para participar de uma nova rodada de negociações. No entanto, o objetivo é estabelecer um acordo comercial com a China antes do prazo final da trégua, que acaba em 1º de março.
Saiba mais: Representante comercial dos EUA chega à China para negociações
Lighthizer e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, terão discussões nesta quinta-feira (14) e na sexta-feira (15) com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He.
Além disso, a delegação norte-americana deve ser reunir com o presidente da China, Xi Jinping, segundo o jornal “South China Morning Post”.
De acordo com o jornal, o presidente chinês deve encontrar Muchin e Lighthizer na próxima sexta-feira.
Na última terça feira (12), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que poderia prorrogar o prazo de 1º de março para o fechamento do acordo comercial com a China.
Trump ainda disse que espera se reunir com o líder da China para que o pacto seja selado.
Saiba mais: Trump diz que pode prorrogar prazo para acordo comercial com a China
Última cotação
O Ibovespa encerrou a última quarta-feira (13) com um recuo de 0,34% ficando com 95.842,40 pontos.