Ibovespa abre em leve alta atento à Vale e Eletrobras

O Ibovespa abre em leve alta nesta sexta-feira (20), de olho na Vale, Eletrobras e guerra comercial.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava variação positiva de 0,27% alcançando 104.623,51 pontos. O mercado está reagindo positivamente à baixa da última sessão, contudo, as notícias do desdobramento da tragédia de Brumadinho pode impactar o mercado.

Também segue no radar dos investidores a privatização da Eletrobras em discussão e acirramento da disputa comercial.

Vale

A Vale (VALE3) foi condenada na última quarta-feira (18) a pagar uma indenização de R$ 11,875 milhões aos familiares de três vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que aconteceu neste ano.

Além disso, na noite da última quinta-feira (19), a Policia Federal (PF) indiciou, por falsidade ideológica e uso de documentos falsos, executivos da Vale e da TÜV SÜD. Os nomes dos funcionários não foram divulgados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Os indiciamentos de sete funcionários da mineradora Vale, além de seis membros da consultora alemã, são resultado da primeira parte das investigações da PF sobre o rompimento da barragem em Brumadinho, em Belo Horizonte, em 25 de janeiro deste ano.

Privatização da Eletrobras

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, afirmou, na última quinta-feira (19), que não há votos suficientes para a aprovação da proposta sobre a privatização da Eletrobras (ELET6).

Saiba mais: Governo deve liberar até R$ 14 bilhões do Orçamento, diz Paulo Guedes

O presidente da casa aconselhou que o início das privatizações seja por outras empresas estatais, como, por exemplo, os Correios.

“Tem que ter uma agenda de privatizações. O governo não pode começar pela Eletrobras. Começa com o que tem mais facilidade para depois ir para o que tem mais dificuldade”, afirmou Alcolumbre.

Novo capítulo na guerra comercial

Após sinais de uma possível trégua entre as duas maiores potências econômicas, Estados Unidos e China, o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, afirmou que “a era de redenção econômica está acabada”, fomentando ainda mais a disputa comercial.

Segundo Pence, o déficit comercial entre os países era admissível para as outras administrações. “Por muito tempo uma administração atrás da outra, administrações republicanas e democratas estavam dispostas a aceitar notáveis desvantagens para os trabalhadores e empregos norte-americanos em nome do comércio com a China“, afirmou o político.

Veja também: Guerra comercial: cidades chinesas afetadas procuram por investimentos japoneses

“Esses dias estão acabados, nós continuaremos permanecendo fortes. A população norte-americana pode ficar confiante que o presidente Donald Trump continuará forte”, disse Pence.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira (19), o Ibovespa encerrou em queda de -0,18%, chegando a 104.339,156.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno