O Ibovespa iniciou esta terça-feira (29) em alta. Por volta das 10h o índice apontava um crescimento de 0,89% e soma 96.290,95 pontos.
No último pregão, o Ibovespa obteve um queda brusca de -2,29% devido ao desastre de Brumadinho (MG) que fez despencar as ações da Vale (VALE3) e acabou puxando o principal índice da bolsa que somou 95.443,88 pontos.
O que pode alterar o índice nesta terça-feira (29):
- Vale e o desastre de Brumadinho (MG);
- Cirurgia de Jair Bolsonaro.
Vale e o desastre de Brumadinho (MG)
Devido ao acidente do rompimento da barragem, a Vale vem sofrendo com grande perda de valor no mercado. No último pregão, as ações da companhia despencaram 24,52%.
Até o momento são 65 mortos, 135 desabrigados e 279 desaparecidos. No entanto, os possíveis culpados pela tragédia passam a ser penalizados. Desta forma, cinco pessoas, entre elas dois engenheiros, foram presos temporariamente por suspeita de atestarem a segurança da barragem.
Além disso, o gabinete de crise do Palácio do Planalto pode afastar a diretoria da Vale, enquanto são investigadas as causas da tragédia de Brumadinho, Minas Gerais, afirmou o presidente interino, Hamilton Mourão, na última segunda-feira (28).
O governo já possui a maioria no conselho de administração por ter representantes aliados.
No entanto, a expectativa é de convencer o restante dos acionistas da Vale para a destituição dos diretores ser realizada.
“A questão da diretoria tem de reunir o conselho de administração. É ele quem nomeia”, disse Mourão.
Saiba mais: Governo quer maioria no conselho para destituir diretoria da Vale
Saiba mais: Engenheiros que atestaram segurança de barragem da Vale são presos
Desta forma, o movimento seria encabeçado pelo Banco do Brasil e funcionários da empresa. Entretanto, é preciso convencer a Bradespar de tomar a medida, uma vez que são necessários ao menos 75% de votos favoráveis para concretizar a ação.
Além disso, quatro escritórios de advocacia norte-americanos estudam entrar com uma ação coletiva contra a estatal. A Vale já passou por dois processos semelhantes, após o acidente de Mariana (MG) em 2015.
Por volta das 10h da manhã, as ações da Vale subiam 1,53%.
Cirurgia de Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia na última segunda-feira (28). A operação durou pouco mais de oito horas e obteve sucesso.
De acordo com a assessoria da Presidência, o procedimento cirúrgico começou às 6h30. Ela foi realizada para a retirada da bolsa de colostomia e religar o trânsito intestinal. A recuperação de Bolsonaro deve levar até dez dias.
Saiba mais: Cirurgia do presidente Jair Bolsonaro termina após mais de 8 horas
No entanto, Bolsonaro deve voltar aos trabalhos em 48h (após a operação) em um gabinete improvisado no andar de seu quarto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
De acordo com o Palácio do Planalto, o vice-presidente Hamilton Mourão assumiu como presidente interino desde o início da cirurgia e deverá permanecer no cargo até que Bolsonaro volte a exercer a função, previsto para 48h (após a operação).
Última cotação
No último pregão, o Ibovespa chegou a operar acima dos 96 mil pontos, mas acabou sendo puxado pela forte queda das ações da Vale e fechou em queda ficando abaixo dos 96 mil pontos.
- Ibovespa – segunda-feira (28) – queda de -2,29% e 95.443,88 pontos;
- Vale – segunda-feira (28) – queda de -24,52% valendo R$ 43,53.
Notícias Relacionadas