Ibovespa opera em alta com política interna no radar

O Ibovespa opera em leve alta nesta quinta-feira (6), refletindo a política interna com o exterior no radar.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma alta de 0,56% alcançando 96.540,52 pontos. O mercado está reagindo ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre as vendas das estatais.

Além disso, segue no radar dos investidores, as declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre as relações comerciais internacionais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Reforma da Previdência

O texto da reforma deverá ser entregue à Comissão Especial na segunda-feira dia 10. Conforme o relator da proposta, Samuel Moreira, o parecer tinha como previsão até o dia 15 de junho para entregar.

Saiba Mais: Previdência: parecer da reforma deve ser entregue na próxima segunda-feira

No entanto, alguns deputados ainda discutem pontos para chegar a um concesso. Pontos como a inclusão ou não dos Estados e municípios nas novas regras da Previdência.

STF

O Supremo Tribunal Federal retorna ao julgamento das estatais nesta quinta-feira (6). Durante a sessão os ministros deverão definir quais serão as medidas que o governo deverá tomar em caso de venda de estatais, que se tornarão regras.

Saiba Mais: Guedes critica STF em decisão sobre Petrobras e defende desinvestimentos

Além disso será julgado se a medida provisória do ministro Ricardo Lewandoski deverá ser derrubada ou não. Conforme a decisão do ministro, o governo não pode vender as estatais sem autorização do Congresso.

EUA e México avançam mas não muito

O presidente americano disse que as conversas sobre migração com o país mexicano evoluíram, no entanto, não o “suficiente”.

“As conversas com o México continuam amanhã com entendimento que, se não chegarmos a um acordo, as taxas de 5% (sobre produtos mexicanos) começam a valer na segunda-feira (10)”, disse Trump.

Saiba Mais: Senadores americanos são contra tarifas impostas ao México

Conforme o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, afirmou que na reunião foi discutido sobre assuntos relacionado às questões migratória e não às tarifas. “O diálogo teve como foco os fluxo migratórios, além de nossa preocupação com o panorama na América Central“, afirmou Ebrard.

Os senadores republicanos se mostraram contrários à proposta de aumentar as tarifas sobre produtos mexicanos. “Não ouvi muitos senadores, ou mesmo nenhum, dizendo que queriam as tarifas”, disse o senador Mike Braun.

Última cotação

Na última sessão, que ocorreu na quarta-feira (5), o Ibovespa encerrou em queda de 1,42% com 95.998,75 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno