Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa opera em alta com inflação do País e Opep no radar

O Ibovespa ampliou os ganhos dos últimas dias e fechou em alta, puxado pelos bancos

O Ibovespa ampliou os ganhos dos últimas dias e fechou em alta, puxado pelos bancos

O Ibovespa opera em leve alta com o avanço no mês de novembro do índice que mede a inflação do País, sem novidades na disputa comercial e a possível participação do Brasil na Opep no radar.

Por volta das 10h30, nesta sexta-feira (6), o Ibovespa variava positivamente 0,27% alcançando 110.922,09 pontos. O mercado está atento ao IPCA que apresentou alta de 0,51% no mês anterior.

Além disso, o mercado externo e interno estão atento ao desdobramento do possível acordo comercial que segue sem novidades. Ademais, o presidente Jair Bolsonaro manifestou interesse em entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro apresentou alta de 0,51% em novembro, após ter sido elevado em 0,10% em outubro. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Este foi o maior resultado para um mês de novembro desde 2015, quando o IPCA ficou em 1,01%”, informou o IBGE. No mesmo período do ano passado, houve deflação de 0,21%.

A alta em novembro foi puxada pela aceleração dos preços do grupo “Alimentação e bebidas” (0,72%), influenciado principalmente pelo aumento do preço das carnes (8,09%). Essa categoria representou, sozinho, 0,22 ponto percentual (aproximadamente metade) da inflação de novembro.

Acordo comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou na última quarta-feira (4) que as negociações com a China estão “indo muito bem”.

“As conversas estão indo muito bem e veremos o que vai acontecer”, disse Trump durante a reunião dos países-membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Saiba Mais: Trump diz que negociações com China estão ‘indo muito bem’

A fala do presidente Trump demonstra uma mudança nas negociações repentinas visto que na última terça-feira (3) o presidente afirmou que o acordo não tinha previsão.

Opep

O presidente Jair Bolsonaro disse, recentemente, que entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) seria algo positivo para o Brasil.

A declaração foi dada após um convite informal da organização. Em contrapartida, na última quarta-feira (4), o presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Roberto Castello Branco, afirmou que no momento essa possibilidade não seria positiva para o País.

Saiba Mais: Petrobras diz que entrar no Opep não é opção para o Brasil no momento

De acordo com o presidente da estatal, ser membro da Opep não é uma opção que o governo leva em conta neste momento. Castello Branco afirmou que defende o livre mercado e que é “contra os cartéis”, dizendo que o “Brasil pode fazer melhor”.

Além disso, na Opep+, reunião da organização que aconteceu em Viena, na Áustria, que inclui a Rússia, já acertou que cortará a produção para evitar uma “superoferta” do produto no começo de 2020.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira (5), o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,29% a 110.622,273 pontos.

Sair da versão mobile