O Ibovespa iniciou o pregão desta quarta-feira (20) em alta com mercado atento as definições da reforma da Previdência.
Por volta das 10h50, o Ibovespa registrava uma alta de 0,87% somando 98.507,74 pontos.
Nesta quarta, o principal assunto que deve direcionar o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo é a entrega da proposta da Previdência, que aconteceu nesta manhã, às 9h30.
Saiba mais: Dólar sobe em dia de apresentação da Previdência aos parlamentares
PEC da Previdência é entregue ao Congresso
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência, foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro, ao Congresso Nacional.
No entanto, o primeiro grande desafio da proposta, que será votada em dois turnos, é a votação na Câmara dos Deputados. Após isso, se aprovada, a reforma vai para o Senado Federal.
De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio Santana do Rêgo Barros, o presidente ainda fará um discurso em rede nacional explicando todos os detalhes da proposta.
No entanto, o texto foi fechado após uma reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e os ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz.
Medidas da reforma
Nessa manhã, logo após a entrega, foi esclarecido que a proposta valerá para todos os estados, municípios e o distrito federal.
Até o momento, os pontos revelados se referem a idade mínima para aposentadoria. Dessa forma, homens terão a idade mínima de 65 anos para adquirir o benefício e mulher 62 anos, com um plano de transição de 12 anos.
Saiba mais: Reforma da Previdência é entregue ao Congresso Nacional
Além disso, no caso da aposentadoria de professores, a idade mínima para aposentadoria será de 60 anos para homens e mulheres. No entanto, nada foi declarado em relação a aposentadoria de militares.
De acordo com a nova proposta, em quatro anos o novo formato deve gerar um economia de R$ 189 bilhões nos cofres públicos. Em 10 anos, o impacto será de R$ 1,164 trilhões, segundo o governo.
Reunião do Federal Reserve
O Federal Open Market Committee (FOMC) publicará nesta quarta-feira, por volta das 16h, a ata de sua última reunião.
O FOMC é o órgão de política monetária mais importante do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano).
Última cotação
Na última terça-feira (19), o Ibovespa fechou com uma alta de 1,19 % somando 97.659,15 pontos.
Notícias Relacionadas