Ibovespa tem alta discreta de 0,05% com commodities e MP da Eletrobras (ELET3)
O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (20) em leve alta de 0,05%, a 122.700,79 pontos, em em meio a uma dobradinha de queda nos preços internacionais das commodities.
Em Wall Street, o clima é outro. As bolsas americanas subiram com a repercussão positiva da mudança de tom de membros do Federal Open Market Committee (Fomc) do Federal Reserve (Fed), com a possibilidade de revisão dos estímulos monetários. O Ibovespa ignorou o dia de recuperação em Nova York, pressionado pelas ações de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que caíram mais de 1% cada.
No cenário corporativo, o destaque ficou com a aprovação da medida provisória de privatização da Eletrobras (ELET3). O texto foi aprovado ontem na Câmara dos Deputados e agora segue para análise no Senado Federal. Mesmo assim, os papéis ordinários da estatal elétrica afundaram 2,31%.
“O mercado está batendo nas ações, já enxergando dificuldade nos próximos passos”, observou Murilo Breder, analista de renda variável da Easynvest. “[A MP] foi foi aprovada com alguns ‘jabutis’, emendas que mudam o texto, mas sem muita relação direta com o objetivo original da proposta. Isso pode dificultar o trâmite no Senado.”
De outro lado, o Banco Inter (BIDI11) avançou mais de 3% com o fechamento da parceria junto ao Banco ABC Brasil (ABCB4) voltada ao mercado de capitais.
Mas a dianteira foi da Unidas (LCAM3), que disparou 5,1% com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a fusão com a Localiza (RENT3), a qual subiu 4,5% hoje.
Destaques corporativos
Soma-se a isso a desistência da Hapvida (HAPV3) de adquirir o Grupo Santa Filomena, de acordo com comunicado publicado nesta quinta-feira (20). O contrato de compra e venda havia sido fechado em setembro do ano passado.
“Diante da impossibilidade da conclusão de todas as condições precedentes previstas na proposta dentro do prazo, restou cancelar a operação de aquisição do Grupo Santa Filomena, composto por uma carteira de cerca de 6 mil beneficiários de planos de saúde concentrados na região de Rio Claro (SP) e pelo Hospital Santa Filomena”, disse a operadora de saúde.
A A Cielo (CIEL3) também foi destaque do dia, com a renúncia do CEO Paulo Rogério Caffarelli. Diante disso, Gustavo Henrique Santos de Sousa ocupará sua posição.
“Notícia negativa em um primeiro momento, mas o mercado enxergou pelo lado do ‘copo meio cheio’, com a possibilidade de chegar alguém novo no comando para fazer diferente”, avaliou Murilo Breder.
Última cotação do Ibovespa
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma queda de 0,28% a 122.636,30 pontos.