Ibovespa sobe com Sabesp (SBSP3) na liderança e mercado avaliando exterior
Seguindo a tentativa de retomada iniciada na véspera, o Ibovespa opera em leve alta na tarde desta sexta-feira (20). A Bolsa brasileira continua a reagir sobre o contexto macroeconômico externo movimentado, além do avanço da Covid-19 mundo afora.
Por volta das 13h, o Ibovespa subia 0,20%, aos 117.395 pontos. O dólar, por sua vez, cai cerca de meio ponto percentual, para R$ 5,40.
O movimento das commodities também chama atenção dos investidores. Após a derrocada do minério de ferro na véspera, o petróleo tem leve recuo e leva a Petrobras junto. As ações da petroleira figuram entre as maiores baixas do dia.
O que mais movimenta o Ibovespa hoje
- Sabesp lidera altas com rumor sobre privatização;
- Alliar volta a ser destaque com compra de Nelson Tanure;
- China fecha cerca sobre tecnologia.
Sabesp dispara 12% com fala de Maia
As ações da Sabesp são o destaque do dia no índice Bovespa, com alta que chegou a ser de mais de 12%. O mercado ficou animado com as falas de Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados e novo secretário de Projetos e Ações Estratégicas de São Paulo.
Em sua primeira entrevista coletiva após a posse, o deputado afirmou que quer deixar organizada, até o final de sua gestão, a concessão ou privatização da estatal de saneamento.
O novo secretário disse que conversou com o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o entendimento é de que esta será uma marca importante de sua gestão.
Segundo o governador João Doria, o novo secretário atuará para acelerar os programas de privatizações, concessões, desestatizações no estado, fazendo uso de sua experiência parlamentar e dos relacionamentos construídos com empresários e investidores nacionais e internacionais.
Em comentário, a Ativa Investimentos diz que ainda não reuniu argumentos sobre a operação, dada a proximidade com o próximo período eleitoral, a complexidade da operação e a divisão de opiniões que o tema reúne.
“Ainda assim, classificamos o ímpeto demonstrado hoje como positivo e lembramos que independente da privatização, a Sabesp segue negociando com excessivo desconto, enfrenta um um cenário regulatório mais benigno que seus pares de mercado.”
Rede D’Or se distancia de Alliar
A Alliar (AALR3), que tomou a atenção dos investidores nesta semana, voltou ao noticiário. A gestora Pátria vendeu 21% de sua participação na empresa para um fundo que é ligado ao empresário Nelson Tanure — conhecido no mercado por investimentos em empresas que passam por dificuldades financeiras.
O valor da transação ficou em torno dos R$ 320 milhões.
Com isso, Tanure se torna o maior acionista individual da Alliar. Isso, segundo a Guide Investimentos, dificulta uma nova proposta de aquisição pela Rede D’Or (RDOR3), como feito no início da semana.
“O movimento deve diminuir significativamente a chance da Rede D’Or fazer uma outra proposta, em virtude do alto valor que deveria pagar pelo controle, após operação realizada por Nelson Tanure”, dizem os analistas.
“Portanto acreditamos que o grupo hospitalar deva buscar outras oportunidades em sua estratégia de crescimento inorgânica.”
China volta a perseguir empresas de tecnologia
A China aprovou nesta sexta a Lei de Proteção de Informações Pessoais, que deve desestimular a coleta ampla de dados de usuários por empresas de tecnologia.
A autorização partiu do principal órgão legislativo do país, o Comitê Permanente do Congresso do Povo, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.
Dessa forma, o governo da segunda maior potência econômica do planeta proibirá parte da operação de uma gama de plataformas de internet.
O texto parcial prevê que que qualquer organização ou indivíduo que lide com dados pessoais de cidadãos chineses reduza a coleta de informações e obtenha consentimento prévio para coletá-las.
Com a decisão governamental, as Bolsas asiáticas fecharam em baixa na madrugada desta sexta. A desseminação da pandemia na região também é motivo de preocupação.
Maiores altas do Ibovespa
Confira as altas do índice Ibovespa, por volta das 12h55:
- EcoRodovias (ECOR3): +2,53%
- Klabin (KLBN11): +2,64%
- SulAmérica (SULA11): +2,74%
- Banco Inter (BIDI11): +3,44%
- Sabesp (SBSP3): +9,16%
Maiores baixas do Ibovespa
No mesmo horário, as maiores baixas do Ibovespa eram:
- Magazine Luiza (MGLU3): -1,32%
- Vibra Energia (BRDT3): -1,34%
- Natura (NTCO3): -1,40%
- Americanas S.A (AMER3): -1,52%
- Lojas Americanas (LAME4): -3,21%
Bolsas mundiais
Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:
- S&P 500: +0,58%
- DAX 30 (Alemanha): +0,25%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,42%
- Euro Stoxx 50: +0,45%
- SSE Composite (Xangai): -1,10%(fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -0,98% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta com uma alta de 0,45%, aos 117.164,69 pontos.