XP atualiza projeções para o Ibovespa em agosto; confira estimativas

Com a chegada de um novo mês, a XP emitiu um relatório revisando suas estimativas para o Ibovespa. A casa destaca que houve uma melhora do sentimento do mercado em julho, e com isso, elevou seu preço justo para o índice de 145 mil para 147 mil pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Os analistas citam que, em julho, o Ibov teve alta de 3% em reais e de 1,60% em dólares, “dada a melhora do sentimento do mercado, já que a maioria dos índices globais de ações encerrou o mês em território negativo”.

Em relação aos setores da Bolsa brasileira, o relatório afirma que nomes defensivos continuaram a ter desempenho melhor em relação aos cíclicos, com destaque para os segmentos de Saneamento, Bens de Capital e Transporte. Papel e Celulose, por outro lado, apresentou performance fraca, diz a casa.

A análise quantitativa da XP, atualmente, indica que o índice se encontra em níveis neutro/pessimista, embora tenha melhorada frente aos níveis extremos negativos que alcançou durante o mês de junho.

“Apesar das recentes melhorias no cenário econômico global, especialmente em relação às taxas de juros dos EUA, a perspectiva doméstica permanece desafiadora. A combinação de incertezas sobre a política fiscal, a depreciação do real e taxas de juros domésticas ainda altas continuam a pressionar negativamente o sentimento”, diz o relatório.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

Por outro lado, algo que chamou a atenção durante o mês de julho, diz a XP, foi o retorno do fluxo estrangeiro ao índice Bovespa pela primeira vez desde dezembro de 2023. A casa diz que os preços baixos dos ativos no Brasil e os problemas recentes em outros países emergentes começaram a chamar a atenção dos investidores globais.

Os analistas concluem que, neste momento, uma abordagem cautelosa ainda é adequada, uma vez que os indicativos da casa apontam para uma deterioração nos sentimento durante as últimas semanas, o que sinaliza que os preços pode continuar a ser pressionados, apesar dos fundamentos positivos.

“Apesar das recentes melhorias no cenário econômico global, especialmente em relação às taxas de juros dos EUA, a perspectiva doméstica permanece desafiadora. A combinação de incertezas sobre a política fiscal, a depreciação do real e taxas de juros domésticas ainda altas continuam a pressionar negativamente o sentimento”, dizem os analistas da XP sobre o Ibovespa em agosto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-2.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno