O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, iniciou esta terça-feira em baixa.
Desta forma, por volta das 10h o Ibovespa registrou 95.866,29 pontos com uma leve queda de 0,15%.
No último pregão, o índice recuou 0,09% mas se manteve acima dos 96 mil pontos, registrando 96.009,77 pontos.
O que pode movimentar o mercado nesta terça-feira:
- Bolsonaro em Davos
- Reforma da Previdência
- Conselho de Administração da Petrobras tem novo membro
Saiba mais: Dólar e euro abrem em alta em dia de atenções voltadas a Bolsonaro
Bolsonaro em Davos
O Fórum Econômico Mundial (FEM), em Davos, na Suíça, terá início nesta terça-feira (22).
O evento é o mais importante do mundo e reunirá líderes políticos, economistas e executivos das principais empresas do planeta.
No entanto, o primeiro dia do evento será dedicado ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que será hóspede de honra do FEM 2019.
Saiba mais: Bolsonaro será protagonista do primeiro dia do Fórum Econômico Mundial
Bolsonaro abrirá os trabalhos com uma apresentação ao lado do fundador do Fórum, Klaus Schwab, às 15h30 (12h30 em Brasília). Na última edição, em 2018, apenas o presidente norte-americano, Donald Trump, teve esse privilégio.
Entretanto, o presidente brasileiro irá falar sobre as mudanças que seu governo pretende fazer, principalmente relacionadas as reformas.
Dentre elas, em especial a da Previdência, que pode direcionar o Brasil à uma boa sustentabilidade fiscal e crescimento econômico.
Desta forma, o presidente irá se pronunciar sobre temas que investidores internacionais buscam obter detalhes para voltarem a aplicar recursos no País.
Neste ano, o FEM tem como objetivo:
- Estabelecer um diálogo crítico que deve ser baseado em múltiplas partes interessadas e uma globalização que deve ser responsável e responder aos interesses regionais e nacionais;
- Fazer a coordenação internacional ser alavancada na ausência de cooperação multilateral;
- Enfrentar os maiores desafios globais requer esforços colaborativos de empresas, governo e sociedade civil;
- Crescimento global deve ser inclusivo e sustentável.
Além disso, o presidente Jair Bolsonaro, terá 45 minutos para discursar durante do Fórum Econômico.
Reforma da Previdência
Aguardada pelo mercado, a Reforma da Previdência deverá ser apresentada pelo governo após as eleições do Senado e da Câmara, de acordo com o vice-presidente, Hamilton Mourão.
Além disso, o presidente em exercício afirmou que o caso de Flávio Bolsonaro, senador e filho do presidente Jair Bolsonaro, não altera a ida da proposta ao Congresso Nacional.
No entanto, Mourão afirmou que modificação relacionadas a aposentadoria de militares deverão ser feitas, mas não deixou claro que estariam no texto da proposta.
Saiba mais: Mourão defende tempo de contribuição de 35 anos para militares
De acordo com ele, os militares deverão ter mais tempo no exercício da função passando de 30 anos para 35 anos. Além disso, a pensão recebida por viúvas terá uma tributação aplicada.
Conselho de Administração da Petrobras tem novo membro
O governo federal indicou o professor Nivio Ziviani para ser membro do Conselho de Administração da Petrobras, de acordo com comunicado divulgado ao mercado na última segunda-feira (21).
De acordo com a estatal, ainda serão adotados os procedimentos internos da governança corporativa, para que Ziviani possa assumir o cargo.
No entanto, o professor é graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG, com mestrado pela PUC-RJ e Ph.D em Computer Science pela Universidade de Waterloo, Canadá.
Cotações da semana
Nesta semana, o Ibovespa atingiu as seguintes marcas:
- Segunda-feira (21) – queda de 0,09% e 96.009,77 pontos;