O Ibovespa inicia a semana em queda atento a possibilidade de uma nova onda de infecções do novo coronavírus.
Por volta das 10h50, nesta segunda-feira (15), o Ibovespa operava em queda de 1,65% a 91.266,03 pontos. O mercado está temoroso quanto a segunda onda de covid-19.
Além disso, segue no radar do investidor a saída do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida, e a previsão da inflação do país que foi elevada para 1,60% ao final de 2020.
Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!
Segunda onda do coronavírus
Os investidores estão temerosos a segunda onda de infecções do novo coronavírus (Covid-19) nos Estados Unidos e no continente asiático.
Alguns estados norte-americanos, como Arizona, Arkansas e Texas, registraram um aumento no número de casos da pandemia na última semana. Os casos confirmados em todo o país ultrapassaram 2 milhões após o surto em algumas regiões.
Alguns estados norte-americanos, como Arizona, Arkansas e Texas, registraram um aumento no número de casos da pandemia na última semana. Os casos confirmados em todo o país ultrapassaram 2 milhões após o surto em algumas regiões.
De acordo com as autoridades da China, 45 funcionários do mercado estavam infectados com o coronavírus apesar de não apresentarem sintomas. Além disso, as autoridades disseram que cerca de 40 amostras de carnes, superfícies, latas de lixo, entre outros materiais do mercado, estavam contaminadas com o vírus.
Mansueto deixa cargo de secretário do Tesouro Nacional
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida, comunicou no último domingo (14) ao ministro da Economia Paulo Guedes sua decisão de deixar o governo do presidente Jair Bolsonaro nos próximos meses.
Veja Também: Mansueto Almeida: não vai mudar nada no ajuste fiscal
A saída do secretário foi consensual e vai ocorrer no final de julho ou em agosto. O tempo necessário para que possa ser realizada uma transição com seu sucessor no controle dos cofres públicos. Mansueto de Almeida trabalhou por mais de dois anos no governo federal.
Ele assumiu o comando do Tesouro Nacional em abril de 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer. Ele foi confirmado no cargo pelo governo Bolsonaro.
Boletim Focus
Os responsáveis pela elaboração do Boletim Focus voltaram a subir suas expectativas pela inflação deste ano, nesta segunda. Após 13 semanas consecutivas de quedas, a estimativa pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi elevada para 1,60% ao final de 2020.
Saiba Mais: Boletim Focus volta a subir expectativa pela inflação deste ano
Na semana passada, a expectativa do Boletim Focus pela inflação era de 1,53%. Em relação ao ano que vem, os economistas ouvidos pelo BC esperam uma inflação de 3,10%. Há quatro semanas, a estimativa era de 3,30%.
Dessa forma, a elevação dos preços continua inferior à meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2020, de 4%. A meta tem uma tolerância de 1,5 ponto percentual, podendo ir de 2,5% até 5,5%.
Maiores altas e baixas do Ibovespa
Última cotação
Na última sessão, sexta-feira (12), o Ibovespa encerrou em queda de 2%, a 92.795,27 pontos.