Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa abre em queda com EUA e Orçamento de guerra no radar

O Ibovespa fechou próximo da estabilidade mantendo os 100 mil pontos

ibovespa

O Ibovespa opera em queda com os dados empregatícios dos EUA e Orçamento de guerra no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa variava negativamente 1,13% alcançando 71.434,81 pontos. O mercado está reagindo ao relatório dos EUA que perdeu 701 mil postos de trabalho no mês de março.

Além disso segue no radar do investidor:

Dados de empregos EUA

Segundo o Payroll, relatório de emprego norte-americano, divulgado nesta sexta-feira, a economia dos EUA perdeu 701 mil postos de trabalho em março de 2020.

O resultado ficou acima do estimado por especialistas ouvidos pela agência de notícias “Bloomberg”, que ficaria em torno de 100 mil vagas fechadas. Em fevereiro, o mercado norte-americano havia criado 273 mil postos de emprego.

Os pedidos de seguro-desemprego do país bateram mais um recorde na semana encerrada no dia 28 de março. De acordo com a divulgação do Departamento do Trabalho norte-americano na última quinta-feira (2), foram realizados 6,64 milhões de pedidos ao governo.

As medidas de contenção da disseminação do novo coronavírus fazem com que cerca de 80% da população estadunidense esteja sob algum tipo de bloqueio à circulação, impactando a economia dos EUA.

Orçamento de guerra

A Câmara dos Deputados deve votar nesta sexta a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria um orçamento paralelo só para o combate ao coronavírus, conhecida como “Orçamento de guerra”.

O dinheiro seria gerido por um Comitê de Gestão da Crise, formado pelo presidente Jair Bolsonaro, ministros e secretários de saúde estaduais e municipais. O chamado “orçamento de guerra” criado pela PEC não precisa seguir normas como o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal, além da regra de ouro, liberando o governo federal a gastar o que julgar necessário.

PIB do Brasil

Segundo o Bank of America (BofA), o PIB do Brasil deve cair até 3,5% em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada em um relatório que a instituição enviou aos seus clientes na última quinta-feira (2).

Em contrapartida a retração nesse ano, o BofA estima um avanço, na mesma porcentagem, 3,5% para o PIB brasileiro em 2021. Os economistas informaram “o crescimento deve atingir 3,5% no próximo ano, em relação à nossa previsão anterior de crescimento de 2,5%”.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

A revisão negativa se fundamenta em uma “recessão global maior e no impacto do bloqueio implementado no Brasil”, segundo economistas da instituição financeira.

Petróleo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na última quinta-feira (2), que espera que a Arábia Saudita e a Rússia cortem sua produção de petróleo. Segundo ele, os cortes dos dois dos maiores produtores da commodity no mundo serão na ordem de 10 milhões de barris por dia, ou “substancialmente mais”.

Trump escreveu em sua conta pessoal do Twitter que conversou com o príncipe saudita Mohammed bin Salman acerca da guerra de preços do petróleo. O herdeiro da Arábia Saudita, por sua vez, conversou com o presidente russo Vladmir Putin.

Após a divulgação da conversa pelo presidente norte-americano, a Arábia Saudita convocou, na quinta-feira, uma reunião de emergência com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, grupo conhecido como Opep+, para discutir acerca da crise atual.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Última cotação

Na última sessão, quinta-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 1,81% em 72.253,46 pontos.

Sair da versão mobile