O Ibovespa inicia a semana em queda com coronavírus, Boletim Focus, imposto de combustíveis e retorno do Congresso Nacional no radar dos investidores.
Por volta das 10h40, nesta segunda-feira (3), o Ibovespa variava negativamente 0,22%, a 113.514,15 pontos. O mercado nacional está atento ao desdobramento da epidemia chinesa que confirmou o número de 360 vítimas e encerrou o pregão com queda de mais de 7%.
Além disso, os assuntos que movimentam o mercado: Boletim Focus reduz pela quinta vez a previsão do IPCA, Bolsonaro quer alterar imposto de combustível para diminuir preço ao consumidor e Congresso Nacional retorna as atividades nesta segunda.
Coronavírus
O mercado nacional está atento ao desdobramento da epidemia que alcançou o número de 360 vítimas e tem afetado drasticamente a economia chinesa.
No encerramento do pregão, a principal Bolsa da China, Xangai, fechou em queda de 7,72%, a 2.746,61 pontos. Já os papéis negociados na Bolsa de Shenzhen despencaram 8,41%. alcançando 1.609,00 pontos.
Por sua vez, a demanda por petróleo na China despencou 20%, o equivalente a três milhões de barris por dia.
Boletim Focus reduz IPCA 2020
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2020 do Boletim Focus, caiu pela quinta semana seguida. Desta vez foi de 3,47% para 3,40%.
Saiba Mais: Boletim Focus diminui projeção para IPCA pela 5ª vez consecutiva
Dessa forma, a inflação permanece abaixo da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano, de 4%. A meta tem uma tolerância de 1,5 ponto percentual, podendo ir de 2,5% até 5,5%.
Para 2021, os economistas ouvidos pela instituição monetária central preveem um aumento dos preços na ordem de 3,75%.
Imposto ICMS
O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou, no último domingo (2), que vai encaminhar uma proposta ao Legislativo para alterar a forma de cobrança do ICMS que incide sobre o preço da gasolina e diesel.
Pelo seu Twitter, Bolsonaro disse que o único meio pelo qual o valor da gasolina e do diesel seja reduzido é através da Legislação. “O presidente da República encaminhará proposta ao Legislativo e lutará pela sua aprovação”.
Congresso nacional retorna do recesso
Os deputados e senadores retomam as atividades nesta segunda-feira (3), após quase um mês e meio de férias. A pauta de votação considerada prioridade é a reforma tributária.
Além disso, há outras pautas em tramitação no Congresso Nacional.
- Reforma administrativa
- PEC emergencial
- PEC dos fundos públicos
- PEC do pacto federativo
- Segunda instância
- Foro privilegiado
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, sexta-feira (31), o Ibovespa encerrou em queda de 1,53%, a 113.760,57 pontos.