O Ibovespa inicia em alta nesta quarta-feira (29) com coronavírus, reforma tributária e reunião do banco central dos Estados Unidos no radar.
Por volta das 10h20, o Ibovespa variava positivamente a 0,55% alcançando 117.116,87 pontos. Os efeitos do coronavírus chegou para as empresas brasileiras que dependem de exportações e importações da China. Há um certo receio do quanto o vírus pode impactar na lucratividade dessas companhias.
Além disso, os assuntos que movimentam o mercado desta quarta: reforma tributária deve ser aprovada até junho deste ano e a taxa básica de juros norte-americana deve permanecer entre 1,50% e 1,75%.
Coronavírus
Algumas empresas brasileiras que operam na China estão receosas quanto ao impacto do surto do coronavírus, que já matou 132 pessoas na China e infectou cerca de 6000.
A Vale (VALE3)é uma das empresas que já restringiu a viagem de colaboradores ao país por tempo indeterminado. Além da mineradora, outras empresas que exportam para o país asiático também estão sendo prejudicadas e prevendo uma baixa na redução de vendas.
Saiba Mais: Coronavírus faz empresas brasileiras temerem efeitos negativos em seus negócios
A WEG (WEGE3), fabricante de materiais elétricos, pediu para que sejam feitas viagens de seus funcionários somente depois do dia 8 de fevereiro. As unidades da WEG na China não estão funcionando e a empresa só voltará a operar no país asiático depois do dia 8. As orientações também partiram de autoridades chinesas.
O Ministério da Saúde informou na última terça-feira (28) que o Brasil tem dois casos suspeitos de coronavírus. Uma estudante de 22 anos em Belo Horizonte (MG) e uma pessoa em Porto Alegre (RS).
Reforma tributária
O relator da proposta da reforma da Previdência, Aguinaldo Ribeiro (PP), disse que o Congresso deve aprovar o texto até junho deste ano. O objetivo é que o documento, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, seja analisado antes do recesso parlamentar.
Ribeiro informou que será feita uma reunião neste final de semana com os presidentes Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado) para definir prazos e a composição da comissão mista para que a reforma tributária seja de comum acordo.
FOMC
Às 16h desta quarta-feira, o Federal Open Market Commitee (Fomc) irá divulgar o resultado de sua reunião. Especialistas indicam que a taxa de juros norte-americana deve ser mantida entre 1,50% e 1,75%.
Veja Também: Dólar abre em alta; Fomc e coronavírus no radar
Logo depois, às 16h15, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, irá conversar com os jornalistas em uma coletiva. Os mercados estão atentos se Powell irá comentar acerca do coronavírus, que poderá afetar a economia chinesa e empresas norte-americanas que importam ou exportam do continente asiático.
Última cotação do Ibovespa
No último pregão, terça-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 1,74%, a 116.478,98 pontos.
Notícias Relacionadas