O Ibovespa abre em alta com a Ata do Copom e as duas maiores economias no radar.
Por volta das 10h50, o Ibovespa variava positivamente a 0,68%, alcançando 79.604,72 pontos. O mercado está atento ao documento que avalia o cenário econômico atual do Brasil.
Além disso, segue no radar do investidor o desdobramento da relação entre China e Estados Unidos.
Copom
A Ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central foi divulgada nesta terça-feira (12).
Veja Também: Selic: mercado vê com surpresa corte na taxa básica de juros
No documento, os integrantes do comitê avaliaram que “diversas medidas de inflação subjacente se encontram abaixo dos níveis compatíveis com o cumprimento da meta para inflação no horizonte relevante para a política monetária”.
De acordo com a ata, as projeções de inflação “foram impactadas por hipóteses sobre a trajetória futuro do petróleo”. Os integrantes estimam que o petróleo do tipo Brent subirá cerca de 40% entre a média da semana anterior à da reunião do Copom e o fim de 2020.
EUA e China
A China anunciou nesta terça que vai isentar mais produtos dos Estados Unidos de tarifas punitivas impostas durante a guerra comercial entre os dois países. De acordo com o Ministério de Finanças chinês, ficarão isentos das produtos químicos e têxteis.
Veja Também: Trump diz que OMS é marionete chinesa e destaca aportes financeiros
Desse modo, o corte nas tarifas podem encorajar a China a comprar mais produtos norte-americanos. Além disso, sinaliza a disposição de Pequim de cumprir o acordo comercial de “fase 1”.
Maiores atas e baixas do Ibovespa
Última cotação
Na última sessão, segunda-feira, Ibovespa encerrou queda 1,49%, a 79.064,60 pontos.