Seguindo a tendência negativa do exterior, o Ibovespa abre em queda de 1,5% aos 115.987 pontos no pregão desta quarta-feira (8) após o feriado de 7 de setembro e uma segunda (6) de baixa liquidez com feriado nos EUA. Apesar da baixa generalizada na bolsa, a Localiza (RENT3) desponta no índice subindo 11,3% com novas notícias sobre sua fusão.
O Ibovespa hoje lida com declarações presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, indicando que o membro da autoridade monetária é favorável à retirada dos estímulos mesmo após os dados abaixo do esperado no mercado de trabalho americano.
O mercado hoje também conta com o dólar sendo negociado a R$ 5,226 em alta de 0,96% no intradia.
“As agendas internacional e nacional serão intensas do ponto de vista fiscal e monetário, além dos eventos de caráter político que podem alterar as propensões ao risco dos players do mercado”, afirmam os analistas do BTG Pactual Digital, Álvaro Frasson. Arthur Mota, Leonardo Paiva e Luiza Paparounis.
Nos indicadores internacionais, ao longo do dia os EUA divulgam Relatório de Criação de Emprego, o Leilão de Títulos e o Livro Bege ao longo do dia. Além disso, no fim do dia a China divulga seus dados do CPI e do PPI.
No Brasil, o IGP-DI mensal de agosto veio em queda de 0,14% ante expectativa de uma alta de 0,05%. Já a produção de veículos subiu 0,3% ao passo que a venda dos mesmos caiu 1,5%, ambos dados de agosto.
Contudo, apesar da ausência de indicadores fortes, o panorama político deve ter mudanças após as manifestações do dia 7 de setembro.
“Na avaliação do nosso time político, os eventos de ontem adicionam incertezas ao impasse dos precatórios, especialmente no que diz respeito a eventual solução via Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, analisa a XP Investimentos.
Notícias que vão movimentar o Ibovespa hoje
- Cade emite novo parecer sobre fusão da Localiza
- Gol divulga prévias de agosto
- Petrobras divulga teaser
Casamento entre Localiza e Unidas irá requerer ‘remédios’
Em novo parecer, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou “remédios que mitiguem riscos concorrenciais” sobre a fusão da Unidas (LCAM3) com a Localiza (RENT3). A proposta de fusão foi anunciada em 22 de setembro de 2020 e ainda depende da decisão final do Cade.
“Após estudos e consultas ao mercado, a Superintendência verificou que, entre os segmentos afetados pelo ato de concentração, os relacionados à venda de veículos usados e à Gestão e Terceirização de Frotas (GTF) não apresentam maiores preocupações do ponto de vista concorrencial”, diz o novo parecer do conselho.
Com esse contexto, as ações da Localiza sobem 11% no Ibovespa, ao passo que a Unidas sobre 9%.
Gol tem alta de 87% dos passageiros
Em números divulgados no último dia de negócios, na segunda (6), a Gol (GOLL4) informou que transportou 1,5 milhão de passageiros, um aumento de 87% em relação ao mesmo mês de 2020.
A companhia aérea divulgou seus resultados preliminares de tráfego de agosto, citando que demanda para os voos cresceu 84,7% na comparação com agosto do ano passado, enquanto a oferta aumentou 83%. Da mesma forma, a taxa de ocupação foi de 80,2%, um aumento de 0,8 ponto em relação a agosto de 2020.
“A Gol reduziu suas operações nos últimos 10 dias do mês para efetuar a migração do seu sistema de serviço ao passageiro para SabreSystems”, ressalta a companhia.
No pregão de hoje, as ações da Gol sobem 1,8% no Ibovespa nesta quarta.
Petrobras abre teaser
A Petrobras (PETR4) abriu teaser (a etapa de divulgação de oportunidade) para a venda de sua participação nos campos de Uruguá e Tambaú, na concessão BS-500, localizada na Bacia de Santos. Em ambos os casos a fatia detida pela estatal é de 100%.
No ano passado, a produção foi de cerca de 5 mil barris por dia de óleo e 918 mil m3/dia de gás.
Ainda de acordo com comunicado da petroleira, os campos estão situados na porção norte da Bacia de Santos, entre 140 e 160 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água que varia de 1.000 a 1.500 metros.
As ações da Petrobras caem 0,95% no do Ibovespa hoje.
Destaques do Ibovespa
As principais altas no Ibovespa, por volta das 10h20 são:
- Localiza (RENT3): +11,13%
- Unidas (LCAM3): +9,6%
- Gol (GOLL4): +1,80%
- Gerdau (GGBR4): +1,45%
- WEG (WEGE3): +1,43%
No mesmo horário, as principais quedas no Ibovespa eram:
- Méliuz (CASH3): -3,30%
- Bradesco (BBDC4): -3,14%
- Eletrobras (ELET3): -2,96%
- Americanas S.A. (AMER3): -2,90%
- Via (VIIA3): -2,71%
Principais índices
Bolsas mundiais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do índice Ibovespa:
- Nova York (S&P 500) futuro: -0,17%
- Nova York Dow Jones (DJIA) futuro: -0,13%
- Londres (FTSE 100): -0,52%
- Frankfurt (DAX 30): -1,01%
- Paris (CAC 40): -0,55%
- Milão (FTSE/MIB): -0,53%
- Hong Kong (Hang Seng): -0,12% (fechada)
- Xangai (SSE Composite): -0,04% (fechada)
- Tóquio (Nikkei 225): +0,89% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
No fechamento do pregão da sexta (3), o Ibovespa subiu 0,80%, a 117.868 pontos