Em uma semana de pregões fechando no vermelho, o Ibovespa abre esta quinta (19) em queda de 1,28% a 115.153 pontos, com queda de preço das commodities. O fenômeno ocasiona desvalorização das ações da Vale (VALE3), que por sua vez puxa o mercado para baixo, sendo uma das companhias mais relevantes do índice.
O Ibovespa hoje conta com a influência da atuação chinesa no mercado de commodities, que joga o preço dos papéis vinculados a petróleo e minério de ferro para baixo.
“Mercados de mau humor nesta quinta-feira à medida que os temores de que o tapering da política monetária global aconteça mais cedo do que o esperado anteriormente, enquanto mais uma queda nos preços das commodities arrasta as ações de mineração e petróleo para baixo”, ressalta a Ativa Investimentos.
Em termos de indicadores, o Brasil não divulgará nenhum dado relevante ao longo do dia, contudo, os EUA reportaram seus números sobre o seguro-desemprego recentemente, com 348 mil pedido iniciais, melhor do que os 363 mil esperados.
Na pauta política, a agenda reformista segue em foco no Congresso, apesar de a Câmara ter adiado a votação da reforma do imposto de renda.
Notícias que vão movimentar o Ibovespa hoje
- Vale é surpreendida pela justiça
- Braskem fecha parceria para expansão internacional
- Petrobras fará arrendamento
Vale lida com solavanco do MPMG
A Vale informou que foi surpreendida pela notícia de que o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG) propôs um incidente de desconsideração da personalidade jurídica da Samarco.
Nesse âmbito, o MPMG solicitou que suas duas sócias fossem integradas ao processo de recuperação judicial em curso.
Considerando isso, a mineradora citou que não havia sido notificada desta ação e deve apresentar sua defesa ainda em breve, dentro do prazo legal.
A companhia também sangra com a queda nos preços das commodities, já que o minério de ferro caiu de preço e fica no seu menor patamar em seis meses.
Com o contexto, a Vale cai 4,57% no Ibovespa hoje.
Braskem faz parceria com a Nexeo Plastics
A Braskem (BRKM5) fechou parceria com a Nexeo Plastics para a distribuição de filamentos de polipropileno (PP) e pellets para fabricação de aditivos. O acordo irá ampliar a distribuição internacional dos produtos da petroquímica para a América do Norte e a Europa.
“Nossa parceria ampliada com a Braskem fornecerá às impressoras 3D os materiais mais inovadores e de qualidade de que precisam”, afirma Paul Tayler, presidente e CEO da Nexeo Plastics.
Na mesma toada, Jason Vagnozzi, diretor comercial da Braskem, explica que a nova parceria marca um momento importante para o negócio de fabricação de aditivos da petroquímica, pois amplia o alcance internacional dos produtos da Braskem no mercado europeu.
“Nosso polipropileno tem propriedades excepcionais em relação a outros materiais, e nossa parceria com a Nexeo Plastics ajudará a fortalecer ainda mais o grande potencial que vemos para o mercado global de manufatura de aditivos”, afirma.
Assim, o mercado digere o a notícia da companhia com 0,17% de alta na cotação do Ibovespa hoje.
Petrobras retoma o processo de arrendamento
A Petrobras (PETR4) informou ao mercado que retomou o processo de arrendamento do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) na Bahia.
O local deve ser arrendado pela petroleira à americana Excelerate Energy, do Texas, e única que fez uma proposta ainda em junho.
Anteriormente esse processo já tinha sido interrompido pela desclassificação da empresa norte-americana, que recorreu e retirou do contrato os “vícios insanáveis” apontados pela petroleira para sua desclassificação.
Contudo, assim como a Vale, a estatal sofre com a baixa nas commodities, dado que o petróleo também enfrenta queda no seu preço.
Com a isso, a petroleira cai 1,64%, no Índice Ibovespa.
Destaques do Ibovespa
As principais altas no Ibovespa, por volta das 10h15 são:
- Embraer (EMBR3): +1,86%
- Carrefour (CRFB3): +1,77%
- Eneva (ENEV3): +1,44%
- CPFL Energia (CPFE3): +1,29%
- Assaí (ASAI3): +1,56%
No mesmo horário, as principais quedas no Ibovespa eram:
- Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3): -4,69%
- Bradespar (BRAP4): -4,60%
- Vale (VALE3): -4,57%
- Banco Inter (BIDI11): -3,87%
- Usiminas (USIM5): -3,42%
Principais índices
Bolsas mundiais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do índice Ibovespa:
- Nova York (S&P 500) futuro: -0,45%
- Nova York Dow Jones (DJIA) futuro: -0,49%
- Londres (FTSE 100): -1,52%
- Frankfurt (DAX 30): -1,61%
- Paris (CAC 40): -2,09%
- Milão (FTSE/MIB): -1,42%
- Hong Kong (Hang Seng): -2,13% (fechada)
- Xangai (SSE Composite): -0,57% (fechada)
- Tóquio (Nikkei 225): -1,10% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
O Ibovespa fechou o pregão de quarta (18) em queda de 1,07%, aos 116.642 pontos.