No último pregão desta semana, na sexta-feira (8), o Ibovespa abre em alta de 1,77% aos 112.524 pontos, com alta generaliza dos papéis da bolsa.
O Ibovespa hoje lida com os dados recentes da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro subiu 1,16%, acima da taxa de 0,87% registrada em agosto. Essa foi a maior variação para um mês de setembro nos últimos 27 anos.
Com o resultado, a inflação no acumulado em 12 meses chegou a 10,25%, a maior desde fevereiro de 2016, quando ficou em 10,36%. No ano, o IPCA acumula alta de 6,90%.
“Ainda é muito cedo para ser taxativo em uma melhora da dinâmica inflacionária, mas sem dúvida a sinalização de hoje vai nesse sentido. Preliminarmente estamos com a projeção do ano em 8,6% após o resultado, vindo de 8,7%. Em breve enviamos todas as projeções recalibrada”, analisa Étore Sanchez- Economista-chefe da Ativa Investimentos.
Ao mesmo tempo, a economia dos EUA criou 194.000 empregos em setembro e a taxa de desemprego caiu para 4,8% contra 5,2% registrado em agosto, informa o Departamento de Trabalho americano nesta sexta-feira (08).
Nos primeiros sete meses de 2021, a economia americana criou uma média de 636.000 empregos por mês. Porém, a propagação da variante Delta no verão do hemisfério norte assustou os candidatos a emprego e impediu um crescimento mais rápido do emprego em setembro, apesar de muitas empresas estarem desesperadas para contratar, diz o jornal The Wall Street Journal.
A estimativa média dos economistas ouvidos pela Bloomberg era de um aumento de 500.000 contratações em setembro.
O Departamento de Trabalhou americano também revisou os números de agosto, que passaram de 235.000 para 366.000 novos empregos no período.
Em termos de indicadores, os Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego vieram melhor do que o esperado, e o restante do dia deve contar com dados menores relevantes.
Além disso, mais cedo, às 8h30, foram publicadas as Atas da Reunião de Política Monetária do BCE e às 11h é publicado o PMI Ivey do Canadá.
Notícias que vão movimentar o Ibovespa hoje
- Vale descarta cisão no curto prazo;
- Azul reporta aumento de tráfego;
- Méliuz fecha parceria om a Captalys.
Spin-off da Vale
Em evento realizado na quinta (7), o presidente-executivo da Vale (VALE3) disse que a empresa não está cogitando uma cisão de curto prazo para sua unidade de metal básico. Segundo o executivo, a unidade precisa de uma “transformação” antes que esse plano seja colocado em prática.
Após esse movimento, haverá a listagem das ações nos Estados Unidos e emissão de Brazilian Depositary Receipts (BDRs) na B3.
Além disso, a mineradora informou que uma decisão judicial em caráter liminar determinou o retorno imediato das atividades de mineração de Onça Puma, no Pará, que haviam sido paralisadas após a suspensão da licença de operação pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
As ações da Vale seguem a tendência do pregão de hoje, em alta de 2,3%.
Azul tem aumento de 125% na demanda
A Azul (AZUL4) divulgou seus resultados de tráfego de setembro desse ano. De acordo com o documento, o tráfego doméstico de passageiros (RPKs) cresceu 8,7% em comparação com o mesmo mês em 2019, enquanto a capacidade doméstica (ASKs) aumentou 11,1%, resultando em uma taxa de ocupação de 80,3%.
Em comparação com setembro de 2020, o tráfego doméstico da Azul cresceu 125,6%, e a capacidade saltou 126,7% no mês passado.
No documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), John Rodgerson, CEO da Azul, destacou que “a demanda doméstica no Brasil continua progredindo à medida em que aumentamos a nossa capacidade doméstica em 43% no trimestre.
O documento mostra ainda que o tráfego internacional de passageiros somou 121 milhões em setembro, contra 79 milhões um ano antes, o que representa um avanço de 53,6%. Já em comparação com o mesmo período em 2019, o resultado do mês passado corresponde a uma queda de 78,5%.
As ações da Azul sobem 1,8% no Ibovespa hoje.
Méliuz aperta as mãos com a Captalys
A Méliuz (CASH3) fechou uma parceria com a Captalys Companhia de Crédito, para oferecer um produto de crédito para os usuários que tiverem o novo cartão Méliuz a partir de 2022.
A parceria com a Captalys permitirá que a companhia seja o motor de crédito enquanto a Captalys entra com a experiência de crédito, fornecendo a infraestrutura e o financiamento da operação, conforme explica o comunicado ao mercado.
A companhia de cashback explica que “a parceria também contempla a troca de experiências para aprimorarmos nossas políticas e tecnologias para concessão do crédito dentro da plataforma Méliuz complementando toda estrutura de governança que já vem sendo desenvolvida pela Acesso desde 2019.”
Segundo a empresa, essa parceria está em linha com sua estratégia de oferecer um ecossistema completo aos usuários com a vertical shopping e a de serviços financeiros. “O crédito é um importante produto nesse ecossistema e o seu crescimento será realizado de forma gradativa. Iniciaremos com um modelo exclusivo, com um volume extremamente baixo, e ao longo de 2022 seguiremos algumas etapas de crescimento”, completa.
Na Bolsa de Valores hoje as ações do Méliuz sobem 5,1%.
Destaques do Ibovespa
As principais altas no Ibovespa, por volta das 10h20 são:
- Usiminas (USIM5): +5,7%
- Iguatemi (IGTA3): +5,4%
- Cielo (CIEL3): +5,2%
- Méliuz (CASH3): +5,1%
- EcoRodovias (ECOR3): +4,1%
No mesmo horário, as principais quedas no Ibovespa eram:
- Pão de Açúcar (PCAR3): -5,4%
- Banco Inter (BIDI11): -1,5%
- Banco Inter (BIDI4): -1,4%
- Minerva Foods (BEEF3): -0,5%
- BRF (BRFS3): -0,4%
Principais índices
Bolsas mundiais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do índice Ibovespa:
- Nova York Dow Jones (DJIA) futuro: +0,11%
- Nova York (S&P 500) futuro: +0,21%
- Frankfurt (DAX 30): -0,02%
- Londres (FTSE 100): +0,31%
- Paris (CAC 40): -0,31%
- Milão (FTSE/MIB): +0,31%
- Tóquio (Nikkei 225): +1,34% (fechada)
- Xangai (SSE Composite): +0,67% (fechada)
- Hong Kong (Hang Seng): +0,55% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
No fechamento do pregão de quinta (7), após abrir no vermelho, o Ibovespa fechou em alta de 0,02%, a 110.585 pontos.