Ibovespa abre em alta, com Banco Inter (BIDI4) se recuperando após tombos
No último pregão da semana e o primeiro de outubro, o Ibovespa abre em alta de 0,75% aos 111.810 pontos mesmo com preocupações sobre a inflação afetando os mercados internacionais, que demonstram resultados mistos. Na ponta, o Banco Inter (BIDI11/BIDI4) lidera as altas após notícias sobre as negociações recentes da companhia.
O Ibovespa hoje lida com a tensão – que ganhou novos capítulos com falas dos membros do Federal Reserve (Fed) nesta semana – ainda que a situação fiscal dos EUA apresente sinais de melhora.
Os deputados afastaram a probabilidade de que as contas públicas do país extrapolem o teto da dívida – conhecido como shutdown.
“Pesam para os investidores as preocupações sobre a inflação global crescente e perspectivas de retirada de estímulos dos diferentes Bancos Centrais. Na Ásia se inicia hoje o feriado da Semana Dourada na China e em Hong Kong e que estende até 7 de outubro. Mesmo assim, as preocupações com a empresa Evergrande devem continuar no radar” frisa Pedro Galdi, analista CNPI da Mirae Asset Management.
Além disso, a agenda de indicadores desta sexta-feira (1º) conta com diversos números relevantes para os mercados, como o índice de gastos pessoais dos EUA e o índice de preços ao consumidor (IPC) da Zona do Euro. Este segundo dado ficou em um anualizado de 3,4%, segundo a divulgação feita às 6h (horário de Brasília).
“Importante destacar que esse é o maior patamar desde 2008. A Europa sente o mesmo problema que os EUA”, destaca Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos.
O Núcleo do Índice de Preços PCE dos EUA, referente ao mês de agosto, veio em alta de 0,3% ante expectativa de 0,2%. A renda pessoal subiu 0,2%, abaixo das expectativas, e os gastos pessoais aumentaram 0,8%, ante projeção de 0,6% – ambos números referentes também ao mês de agosto.
O dado nacional recém divulgado demonstra um PMI Industrial Markit de 54,5 no Brasil, sendo o único indicador relevante para o mercado doméstico divulgado hoje.
Mais tarde, os mercados devem ter contato com a Contagem Total de Sondas dos EUA por Baker Hughes, o Índice Michigan de Percepção do Consumidor e o PMI Industrial ISM dos EUA, além do Pronunciamento de Schnabel, do BCE.
Notícias que vão movimentar o Ibovespa hoje
- BRF aprova programa de recompra de ações
- Petrobras informa que recebeu novas ofertas acima de R$ 4 bilhões
- Embraer vendeu 50 aeronaves
- Inter se recupera após quatro tombos
BRF recomprará 3 milhões de papéis
Ontem, com o pregão fechado, a BRF (BRFS3) anunciou um programa de recompra de até aproximadamente 3,69 milhões de ações ordinárias, segundo fato relevante. A empresa possui atualmente 808,3 milhões de papéis em circulação.
“A companhia entende que as aquisições de ações de sua emissão não acarretarão impactos sobre a composição acionária ou sobre sua estrutura administrativa”, diz o comunicado do frigorífico.
O documento arquivado na CVM explica que o valor será pago utilizando a reserva de capital da empresa, e as ações adquiridas no Programa de Recompra serão utilizadas para a execução do Plano de Outorga de Opção de Compra e do Plano de Outorga de Ações Restritas.
A BRF deu 18 meses como prazo máximo para a compra dos papéis, a partir desta sexta (1º). O período se estenderá até 1º de abril de 2023. A data exata em que será realizada a compra ainda está para ser definida pela empresa.
As ações da BRF caem 0,19% no Ibovespa hoje.
Petrobras recebe propostas ambiciosas no balcão
A Petrobras (PETR4) confirmou, também na quinta-feira (30), que recebeu ofertas vinculantes dos consórcios PetroRio (PRIO3)/Cobra e EIG Global Energies Partners/Enauta (ENAT3)/3R Petroleum (RRRP3) para a aquisição dos campos de Albacora e Albacora Leste, localizados na Bacia de Campos.
As ofertas, segundo a estatal, podem superar US$ 4 bilhões para ambos os campos.
A petrolífera disse ainda que está analisando as propostas seguindo os critérios de avaliação deste projeto e levando em consideração todas as componentes de valor e outras condições, incluindo pagamentos firmes, contingentes e outros pontos contratuais relevantes.
Depois da análise, o início da fase de negociação será submetido à deliberação da diretoria executiva.
“A companhia esclarece que a celebração da transação dependerá do resultado das negociações, bem como das aprovações corporativas necessárias”, diz o documento arquivado pela companhia.
Na Bolsa de Valores hoje as ações da Petrobras sobem 0,5%.
Embraer vendeu 50 unidades da Ipanema
A Embraer (EMBR3) informou que a sua divisão de aviação agrícola encerrou o mês de setembro com um acumulado de 50 aeronaves Ipanema EMB-203 vendidas no ano.
“O Ipanema é um grande aliado do agronegócio brasileiro ao refletir a eficiência, produtividade, economicidade e robustez, que fazem da aviação agrícola uma ferramenta essencial para o País”, afirma Sany Onofre, head de aviação agrícola da Embraer.
“Estamos bastante satisfeitos com os resultados obtidos este ano e, a cada nova entrega, aumenta o nosso entusiasmo com as projeções para os próximos anos”, acrescenta.
A alta de vendas mostra que a companhia dobrou os negócios em relação ao total de 2020. Esse dado é considerado um reflexo do bom desempenho do agronegócio e da confiança dos produtores na safra do ano que vem, que já é responsável por 30% das novas encomendas.
As ações da Embraer sobem 0,82% no Ibovespa, acumulando uma valorização de 68,3% nos últimos seis meses.
Inter se recupera
Segundo informações recentes do Brazil Journal, o fundo da Itaú Asset é responsável pelas vendas em massa das ações do banco Inter (BIDI4) no Ibovespa. O fundo em questão é dono de 15% do banco digital.
Nesta semana, os papéis do banco derreteram em todos os quatro pregões anteriores, com quedas expressivas. Até a abertura de mercado de hoje, o saldo negativo da semana chegava a 22,87% de queda.
Analistas chegaram a atribuir a queda do banco da família Menin à abertura das curvas de juros e, concomitantemente, ao aumento dos prêmios de risco. Tanto nos EUA quanto no Brasil, o aumento dos juros representa perda de valor para empresas digitais, como o Inter, que tem como tese de negócios a valorização no longo prazo.
Uma outra especulação veio do Broadcast, que anunciou a intenção do Inter de fazer provisionamento de crédito em seu próximo balanço. Entretanto, no mesmo dia o banco soltou um comunicado ao mercado em que negava essas intenções.
“O Inter informa que recebeu questionamentos acerca de nota especulativa divulgada pelo Broadcast na data de hoje, com a conotação de que faria provisionamento extraordinário em seu balanço patrimonial. O Inter nega que existam fundamentos para tal nota”, diz documento enviado à CVM.
Nesse contexto, as ações do Banco Inter sobem no Ibovespa, encabeçando as altas do dia na abertura.
Destaques do Ibovespa
As principais altas no Ibovespa, por volta das 10h20 são:
- Banco Inter (BIDI11): +8%
- Banco Inter (BIDI4): +6,7%
- MRV (MRVE3): +4,4%
- Méliuz (CASH3): +4%
- PetroRio (PRIO3): +3,4%
No mesmo horário, as principais quedas no Ibovespa eram:
- Suzano (SUZB3): -2,5%
- Braskem (BRKM5): -1%
- Sabesp (SBSP3): -1%
- Klabin (KLBN11): -0,9%
- Fleury (FLRY3) -0,8%
Principais índices
Bolsas mundiais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do índice Ibovespa:
- Nova York Dow Jones (DJIA) futuro: +0,49%
- Nova York (S&P 500) futuro: +0,43%
- Frankfurt (DAX 30): -0,18%
- Londres (FTSE 100): -0,72%
- Paris (CAC 40): +0,08%
- Milão (FTSE/MIB): +0,03%
- Tóquio (Nikkei 225): -2,31% (fechada)
- Xangai (SSE Composite): +0,90% (fechada)
- Hong Kong (Hang Seng): -0,36% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
No fechamento do pregão de quinta (30), o Ibovespa apresentou queda de 0,11%, a 110.979 pontos.