A abertura do mercado desta terça-feira, 30 de outubro, do Ibovespa apresentou alta. Por volta de 10h30, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo apresentava 84.109 de pontuação, com variação de +0,56%. O dólar teve queda de -0,27%, sendo avaliado em R$ 3,69.
A alta no Inbovespa acontece após fechar o dia de ontem em forte queda de -2,24%, em meio ao “mau-humor” do cenário externo.
Política
O candidato do PSL se pronunciou sobre seu governo pela primeira vez.
Destaque, principalmente, pela reforma da previdência, área que o capitão da reserva quer começar a resolver ainda este ano.
O discurso atual é oposto ao defendido por seu provável chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que havia afirmado anteriormente que deveria encaminhar uma nova reforma em 2019, diferente da proposta por Michel Temer.
Desemprego
Fique de olho na divulgação do IBGE sobre o índice de desemprego no mês de setembro.
Especialistas apontam que deve acontecer uma queda em relação ao índice.
Temporada de balanços
Segue a temporada de balanços referentes ao terceiro trimestre de 2018.
A expectativa para o dia de hoje está ligada, principalmente, a divulgação dos números de: Cielo, Smiles e Telefonica.
É esperado que os dados sejam divulgados após o fechamento do mercado.
Bolsas internacionais
As bolsas asiáticas encerraram o dia no positivo, alta que acontece em meio as novas declarações do órgão regulador do mercado financeiro.
A instituição anunciou que pretende aumentar a liquidez do mercado, facilitar as aquisições e fusões de negócios listados e incentivar a compra de ações.
A maior parte das bolsas europeias operam em queda, enquanto a tensão comercial entre EUA e China cresce.
Os índices futuros do mercado estadunidense indicam alta, principalmente, pela expectativa sobre a divulgação de novos balanços trimestrais.