A abertura do mercado desta segunda-feira, 15 de outubro, do Ibovespa apresentou alta. Por volta de 10h46, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo apresentava 83.556 de pontuação, com variação de +0,77%. O dólar teve queda de -0,74%, sendo avaliado em R$3,74.
Após o feriado, a alta no índices do Ibovespa acontecem em meio a valorização das ações da Petrobras, Eletrobras e da Vale.
No caso da petroleira, o crescimento acontece após a nova alta do Petróleo.
Já a Vale teve crescimento de 10% em relação a produção de minério de ferro.
Também vale se destacar como os títulos da Smiles ficarão após o anúncio da Gol, que não renovará seu contrato com a empresa.
Agentes apontam que o dia será de volatilidade no mercado financeiro nacional.
Eleições
Antes das divulgação do Ibope, prevista para esta noite, a BTG/FBS apresentou seu levantamento para presidente no início desta segunda-feira.
O levantamento traz um cenário mais positivo a Jair Bolsonaro (PSL).
Isto porque o capitão reformado aparece com 59% da intenção de votos, contra 41% de Fernando Haddad.
18 pontos percentuais de diferença.
Bolsas mundiais
As bolsas asiáticas encerram em queda de mais de 1%. Sendo que Xangai teve seu menor índice desde novembro de 2014.
Os números negativos refletem o que foi a semana anterior. Desde que o Banco Central chinês anunciou a redução de spread, as bolsas do continente estão instáveis.
Já as bolsas europeias operam perto de 0%. As incertezas vindas do velho continente acontecem em meio a estagnação das negociações sobre o Brexit.
As bolsas dos Estados Unidos operam em queda. A tensão crescente vinda do Oriente Médio, em especial a Arábia Saudita, tem deixado o mundo apreensivo.
Alem disto, a “guerra comercial” entre China e EUA segue causando impacto.