A abertura do mercado desta segunda-feira, 12 de novembro, do Ibovespa apresentou um índice próximo de zero. Por volta de 10h30, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo apresentava 85.607 de pontuação, com variação de -0,04%. O dólar teve alta de +0,32%, sendo avaliado em R$ 3,74.
Os índices sem direção do Ibovespa acontecem em meio a expectativa para os novos nomes que farão parte do governo de Jair Bolsonaro.
Destaque também para a expectativa sobre a reunião EUA-Asean.
Política
No noticiário referente ao governo de transição, o destaque fica por conta da expectativa sobre os novos nomes escolhidos para compor a chapa da situação no próximo quadriênio.
Principalmente os nomes ligados ao campo da economia.
Também são esperadas novas definições sobre a reforma da previdência. Jair Bolsonaro definiu que objetivo inicial é tentar avançar as propostas que não afetem a constituição.
Por fim, também são esperados novos posicionamentos do capitão reformado para privatizações, Banco Central e ajuste fiscal.
Temporada de balanços e agenda
A temporada de balanços está em sua reta final. Para esta semana são esperadas mais 40 divulgações.
Destaque, principalmente, para os números da Eletrobras e da Braskem.
Já em relação a agenda econômica nacional, a expectativa da semana é para o anúncio do Indicador de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), o índice é considerado uma prévia do PIB nacional para o ano.
Bolsas internacionais
As bolsas asiáticas inciaram a semana em alta, impulsionada, principalmente, pelas expectativas sobre a variação no preço do petróleo.
Enquanto as bolsas europeias e os índices futuros de Wall Street operam próximos à zero. Movimento relacionado com a com a reunião EUA-Asean, evento que contará com a participação de Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos.
Os valores do petróleo também influenciaram nas operações do mercado financeiro.