Ibovespa abriu esta terça-feira, 9 de outubro, em queda. Por volta de 10h38, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo apresentava 85.988 de pontuação, com variação de -0,11%. O dólar teve queda de +0,64%, sendo avaliado em R$3,74.
Após fechar ontem, segunda-feira (8), em alta de mais de 4%, o Ibovespa apresenta queda em meio ao cenário internacional.
Especialmente sobre a previsão negativa do FMI sobre o índice de expansão de economia global em 2018 e 2019.
A instituição econômica estipula uma queda de 0,2%, sendo que a estimativa foi de 3,9% para 3,7%.
O órgão também reduziu a expectativa do PIB brasileiro, indo de 1,8% para 1,4% em 2018.
Eleições
Um fato que vale a pena ficar de olho durante o dia é sobre a busca de Jair Bolsonaro (PSL) em nomes do mercado para compor sua equipe econômica.
O capitão reformado teve 46% de votos no primeiro turno. O instituto Eurasia apontou ontem, segunda-feira (8), que Bolsonaro tem 75% de chance de ganhar o segundo turno.
Além disso, é esperado, entre hoje e amanhã, que alguns partidos declarem se vão apoiar algum candidato no segundo turno.
Ainda há apreensão para saber se Fernando Haddad (PT) se aproximará do “centrão”.
E se haverão mudanças notórias em seu plano de governo voltado à economia.
Bolsas mundiais
A bolsas da China fecharam em alta após a segunda-feira operando no negativo. Ainda assim ainda há apreensão sobre as políticas aplicadas pelo Banco Nacional chinês.
Já as bolsas europeias operam em queda em meio a expectativa do déficit econômico da Itália e relação do país com a União Européia.
Mesmo cenário se repete nos Estados Unidos.
Wall Street vem tendo baixas após a especulação que o Fed aumentará as taxas de juros para um valor maior que o previsto anteriormente.