O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (31) com Fed, Copom e os balanços das empresas no radar.
Por volta das 10h15, o Ibovespa registrava uma leve alta de 0,05% alcançando 102.981,23 pontos. O mercado permanece de olho nas decisões do Banco Central brasileiro (BC) e do Banco Central americano (Fed), que definirão, nesta quarta, suas taxas básicas de juros.
Além disso, segue no radar dos investidores os resultados das empresas do segundo trimestre de 2019.
FED
A reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, sigla em inglês) será feita nesta quarta-feira (31) e poderá mudar o rumo de diversas economias, além da dos Estados Unidos. Uma importante decisão política monetária será tomada pelo Banco Central norte-americano. A expectativa é que ocorra um corte na taxa de juros.
Em junho, o comitê decidiu manter os juros, permanecendo em uma banda de 2,25% e 2,5% ao ano. Os integrante do FOMC não reduziram a taxa pois adotaram a postura de ‘espera para ver’. No entanto, muito dos representantes demonstraram ser a favor do corte de juros se os riscos e incertezas “continuassem pesando sobre as perspectivas econômicas”.
Saiba Mais: Donald Trump critica que Fed “não faz nada” pela economia americana
Na última segunda-feira (29), o presidente americano, Donald Trump, criticou o Banco Central dos Estados Unidos, Federal Reserve (Fed), de não tomar atitude pela economia norte-americana.
De acordo com Trump, a China e a União Europeia “vão bombear dinheiro para dentro dos seus sistemas, tornando muito mais fácil para os seus produtores manufatureiros vender produtos”. Para ele, se o Fed não cortar as taxas, ficará difícil competir com os chineses e com a UE.
Copom
Seguindo o agitado dia de decisões monetárias, o Comitê de Política Monetária (Copom) definirá a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, também nesta quarta. De acordo com a previsão do Boletim Focus, desta semana, a expectativa é de que a taxa Selic termine o ano 5,5%, ou seja, diminua um ponto percentual.
Saiba Mais: Boletim Focus mantém previsão de aumento do PIB
Atualmente, a taxa básica está em 6,5% ao ano. Segundo pesquisa do BC, a redução esperada para esta semana será seguida de outros cortes de 0,25 ponto percentual.
Balanços
No mercado interno os investidores estão atentos aos resultados e balanços corporativos que estão sendo divulgados nesta semana. Hoje, duas grandes empresas divulgam seus resultados:
BR Distribuidora: O valor da venda das ações da BR Distribuidora pela Petrobras foi de R$ 9,6 bilhões. Com a operação, a subsidiária passou a não ser mais uma estatal. A venda foi aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras na noite do dia 23 de julho. A companhia divulgará seus resultados nesta quarta-feira (31).
Vale: Em relatório sobre os números operacionais da companhia, divulgado na última semana, a Vale (VALE3) demonstrou queda. A produção de minério de ferro da Vale teve uma baixa de 33,8% em relação ao mesmo período de 2018. Em 2018, a produção deste insumo pela mineradora foi de 96,755 milhões de toneladas.
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, na terça-feira (30), o Ibovespa encerrou em queda de 0,53% a 102,932.76 pontos.