O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (29) de olho no Boletim Focus, BNDES e a decisão de corte da taxa Selic.
Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava alta de 0,13 somando 102.948,75 pontos. O mercado está atento aos números previstos pelo Boletim Focus e um possível corte da Selic no dia 31 de julho.
Além disso, segue no radar dos investidores a decisão do BNDES em vender ações e participações em grandes companhias, que podem totalizar R$ 35 bilhões.
Boletim Focus
Os economistas entrevistados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus mantiveram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019. Essa é a segunda vez que a previsão do crescimento da economia brasileira mantém certa estabilidade, positiva, depois de uma redução progressiva de 20 semanas.
O Boletim Focus divulgado na manhã desta segunda-feira (29) mantém o crescimento do PIB em 0,82% neste ano. Na semana passada o número foi o mesmo. No início de 2019, os analistas indicavam um crescimento 2,6% para o ano.
Taxa Selic
Especialistas esperam que o Copom decida por um corte nos juros na reunião que está marcada para quarta-feira (31). Na última reunião do Comitê, o Banco Central sinalizou que a reforma da Previdência era um passo essencial para o começo do corte da Selic.
No dia 19 de junho, o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) decidiu não alter a taxa Selic e deixá-la a 6,5%. Assim, foi a décima decisão consecutiva para manter os juros básicos no mesmo patamar.
Segundo a previsão do Boletim Focus desta segunda-feira (29), a taxa de juros (Selic) será reduzida pelo Banco Central para 5,50% em 2019. A previsão foi mantida em relação a semana passada.
BNDES
O BNDES deve vender, junto ao BNDESPar, uma quantia aproximada de R$ 35 bilhões em títulos e participações. As vendas devem abranger empresas estatais e privadas.
Mesmo que o BNDES venda todas as suas ações, o governo continuará com mais de 50% de sua parte. O desinvestimento faz parte do ideal da nova gestão, de Gustavo Montezano.
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, na sexta-feira (26), o Ibovespa encerrou em alta de 0,16% e contabilizou 102.818,93 pontos.