O Ibovespa opera em queda, nesta nesta-terça (23), com o as tensões geopolíticas, ata do Copom, guerra comercial e reforma da Previdência no radar.
Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma queda de 0,24% alcançando 101.822,46 pontos. O mercado está atento ao desdobramento das tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e o Irã.
Além disso, segue no radar dos investidores a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a retomada das negociações entre EUA e China e a discussão sobre reforma da Previdência que retorna nesta terça.
Tensões geopolíticas
Nesta terça-feira, o presidente do Irã, Hassan Rohani, acusou o governo dos Estados Unidos de fechar permanentemente a vida diplomática. Além disso, o presidente iraniano acusou os norte-americanos de mentirem sobre a intenção de negociar.
“Ao mesmo tempo que pedem negociações, eles tentam punir o ministro das Relações Exteriores. É evidente que mentem. Poderiam pelo menos ter esperado um pouco para que o mundo analisasse se dizem a verdade ou mentem”, disse Rohani.
Saiba Mais: Irã diz que EUA mente quando afirma que deseja negociar
Na última segunda-feira (24), o presidente Donald Trump oficializou as novas sanções econômicas ao Irã. O presidente afirmou que não permitirá que o país do Oriente Médio tenha acesso a armas nucleares. O objetivo das novas medidas tem como alvo o Líder do Supermo, Ali Khamenei.
Copom mantém taxa Selic
O Produto Interno Bruto (PIB) deverá ficar “próximo da estabilidade no segundo trimestre” afirmou o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, por meio de ata, nesta terça-feira (25). Na última quarta-feira (19), o Copom manteve os juros em 6,5% ao ano, a mínima histórica.
Saiba Mais: Copom mantém taxa Selic a 6,5% pela 10ª vez consecutiva
De acordo com a ata, a diretoria do Banco Central concluiu que “houve interrupção do processo de recuperação da economia brasileira nos últimos trimestre”.
Guerra comercial
O vice-premier chinês, Lui He, e o representante americano para o Comércio, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro americano, Steven Mnunchi, se encontraram para retomarem as negociações.
Saiba Mais: EUA volta a provocar China com devolução de entrega da Huawei
Conforme a agência de notícias da China, Xinha, os representantes das negociações entre os países “trocaram opiniões sobre questões econômicas e comerciais”. Além disso, a conversa aconteceu por telefone foi “a pedido da parte americana”.
O encontro entre os presidentes da China e Estados Unidos está previsto para o próximo sábado (29), durante a reunião do G20.
Reforma da Previdência
O mercado está atento a retomada da Comissão Especial nesta terça-feira a partir das 9h.
No último domingo (23), o relator da Previdência na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, Samuel Moreira, publicou em seu Twitter que o texto será definido nos próximos dias e votado.
Saiba Mais: Relator da reforma da Previdência estuda retirar alta de CSLL da Bolsa
“O texto do relatório será definido nos próximos dias e votada na Comissão Especial da reforma da Previdência. O nosso substitutivo, põe, sim, fim a privilégios e também corrige distorções. Não deixamos a conta da reforma para o mais pobres!”.
Última cotação
Na última sessão, na segunda-feira (24), o Ibovespa encerrou quase estável, com leve alta de 0,05% alcançando 102.062,33 pontos.