Principal índice de ações das empresas de capital aberto listadas na B3 (B3SA3), o Ibovespa reavalia, a cada quatro meses, as companhias que podem entrar ou, caso não cumpram as exigências para permanência, sair da listagem. A prévia do próximo reajuste acontecerá no próximo dia 4 de dezembro e irá definir qual será a composição da carteira do Ibovespa em 2022.
Especialistas recomendam ações para ficar no radar de investidores. Para a composição da carteira do Ibovespa entre janeiro e abril de 2022, a Genial Investimentos identificou quatro candidatos a entrar no índice: CSN Mineração (CMIN3), Cesp (CESP6), Porto Seguro (PSSA3) e Positivo (POSI3).
Os critérios para definir essas ações que podem entrar no Ibovespa são:
- não ser considerada “penny stock” (ação com valor menor que R$ 1,00);
- participação de pelo menos 0,1% do volume negociado durante o período de vigência das três carteiras anteriores;
- Estar entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das três carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN), representem em conjunto 85% do total desses indicadores.
A Genial diz ainda que hoje o Ibovespa é composto por ações e units de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios descritos na sua metodologia, correspondendo a cerca de 85% do número de negócios e do volume financeiro do mercado de capitais no país. Nos últimos meses a B3 tem discutido com participantes do mercado a possibilidade da inclusão de BDRs em sua composição.
Já a XP acredita que a Positivo deve entrar no Ibovespa, com um pesode 0,03%, enquanto a CSN Mineração teria participação de 0,3%.
Na visão do Bank of America, a Getnet (GETT11) deve sair da composição da carteira.
Ações incluídas na carteira do Ibovespa em 2022 devem se valorizar
Em setembro, a B3 anunciou sete novos nomes que iriam passar a compor o Ibovespa: Dexco (DXCO3), Petz (PETZ3), Rede D’Or (RDOR3), Alpargatas (ALPA4), Banco Pan (BPAN4), Meliuz (CASH3), e Banco Inter (BIDI4).
A XP Investimentos explicou que as ações incluídas no índice Ibovespa valorizaram, na média, 10,4% trinta dias antes do rebalanceamento. Uma alta nos preços pode ser explicada pelos seguintes motivos:
- As ações passam a ser alvo de compra por parte dos fundos, o que aumenta as negociações delas ao redor da data de anúncio e do rebalanceamento.
- Os fundos passivos e ETFs, aqueles que buscam replicar o retorno do índice, passam a comprar os ativos adicionados ao Ibovespa;
- A inclusão no índice Ibovespa em 2022 pode levar ao maior interesse por parte de investidores, considerando o aumento de informação pública e, consequentemente, de liquidez.