Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa abre em queda; Mercosul e cenário externo no radar do mercado

Coronavírus: Bolsas da Ásia e da Europa reagem e registram altas

Investimentos na Ásia podem ser opção de diversificação na pandemia

O Ibovespa iniciou a manhã desta terça-feira (16) em queda. Assim como o dólar, o índice opera, principalmente, sobre a movimentação do exterior, uma vez que a reforma da Previdência voltará a ser discutida em agosto.

Por volta das 10h15, o Ibovespa registrava uma leve queda de 0,25% sendo cotado a 104.061,53 pontos. O mercado ainda opera sobre os acontecimentos do dia anterior, aguardando o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Jerome Powell, que deve acontecer nesta tarde.

Confira também: Dólar sobe com reforma parada e otimismo externo

Mercosul

Na última segunda-feira (15), a coordenadora das negociações do Uruguai, Valeria Csukasi, afirmou que o Mercosul quer uma aplicação provisória do tratado de livre-comércio feito com a União Europeia.

Em Santa Fé, na Argentina, Csukasi deu certeza de que o Mercosul irá atrás de fechar um acordo “teste” com a UE. “Esta é uma das claras decisões que o Mercosul vai tomar”, disse a coordenadora. Nesta quarta-feira (17), os presidentes dos países que compõem o Mercosul se encontrarão para debater os temas atuais que podem mudar o rumo do bloco.

Saiba mais: Mercosul pretende aplicar provisoriamente acordo com UE, segundo Uruguai

Reforma da Previdência

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), declarou que a reforma da Previdência demorará dois meses para ser votada pelo colegiado.

Segundo Tabet, somente a CCJ precisará de um mês para votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência. Para que o Senado também aprove a reforma serão necessários 60 dias.

Saiba mais: Previdência demorará dois meses no Senado, diz presidente da CCJ

Discurso de Jerome Powell

Com a reforma pausada até agosto, os investidores voltaram seus olhos para outras pautas do governo e também o exterior.

O mercado ainda aposta que o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) corte os juros. Nesta terça, o presidente do Fed, Jerome Powell, fará um discurso por volta das 14h, no G7, em Paris.

Maiores altas da última sessão

Maiores quedas da última sessão

Última cotação

Na última sessão, na segunda-feira (15), o Ibovespa registrou uma leve queda de 0,1% ficando com 103.802 pontos.

Sair da versão mobile