O Ibovespa opera em leve queda, nesta sexta-feira (14), devido aos conflitos interno.
Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma queda de 0,02 alcançando 98750,39 pontos. O mercado está atento ao desdobramento da paralisação contra a reforma da Previdência.
Além disso, segue no radar dos investidores a demissão de mais um ministro no governo de Jair Bolsonaro. Ademais, Petrobras concluiu a venda de 90% da sua subsidiária.
Greve contra reforma da Previdência
Nesta sexta-feira (14), foi convocado uma greve em todo o País contra a aprovação da reforma da Previdência.
Sincadatos ligados à àrea de transportes públicos, Força Sindical dos trabalhadores em depósito de distribuição de bebidas, eletricitários, servidores municipais de São Paulo, bancários e entre outros apoiam a greve. Além disso, aproximadamente 33 escolas particulares também aderiram a paralisação.
Conforme os líderes sindicais, a manifestação é contra a reforma da Previdência, ao contigenciamento de recursos para educação e diminuição dos investimentos públicos em saúde, moradia e projetos sociais.
Demissão de Santos Cruz
Na última quinta-feira (13), o ministro da Secretária de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, foi demitido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
O motivo da decisão foi por causa da “falta de alinhamento político-ideólogico” do ministro. O comunicado foi feito durante uma reunião em que participavam os ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.
Saiba Mais: Santos Cruz será substituído por Luiz Eduardo Ramos Baptista
Durante cinco meses e meio de governo, esse é o terceiro ministro que cai. O primeiro foi o ministro da Secretária-Geral, Gustavo Bebiano, demitido em feveireiro. O segundo foi o ministro da Educação, Ricardo Vélez, demitido em abril, sendo substituído por Abraham Weitraub.
O novo nome para o cargo de ministro da Secretária do Governo é Luiz Eduardo Ramos Baptista, chefe do comando Militar Sudeste. Atuou como comandante da força da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti.
Petrobras
A Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária da Petrobras, concluiu a venda de 90% para Engie junto ao fundo Caisse de Dépôt et Placement Québec (CDPQ), na última quinta-feira (13), por R$ 33 bilhões.
Saiba Mais: Petrobras conclui venda da TAG; Outros polos recebem proposta
Ademais, a Petrobras informou que recebeu uma proposta de mais de R$ 1 bilhão pelos polos de produção de petróleo na bacia de Campos.
Última cotação
Na última sessão, na quinta-feira(13), o Ibovespa encerrou em alta de 0,46% com 98.773,70 pontos.