Ibovespa abre sexta-feira em baixa, acompanhando o exterior
O Ibovespa iniciou a sexta-feira (06) em baixa. Às 10h07, 0 indicador recuava 0,32% e operava a 88.559,72 pontos.
Na sessão anterior, o Ibovespa registrou baixa de 0,22% e terminou o dia com 88.846,48 pontos.
Saiba mais – Petrobras tem queda de 3,79%, enquanto Ibovespa tem baixa de 0,22%
Cenário Interno
- Embraer e Boeing: a Justiça Federal de São Paulo determinou na quarta-feira (05) a suspensão da fusão entre a fabricante brasileira e a multinacional. As ações da Embraer fecharam em queda de 2,33% ontem (06).
- Reforma da Previdência: após o encontro de Jair Bolsonaro com parlamentares do PRB, MDB, PR e PSDB nesta semana, na tentativa de conquistar aliados na aprovação de projetos, o presidente eleito afirmou que a reforma da Previdência seria fatiada. Assim, seria iniciada no setor público, com definição de idade mínima para aposentadoria. No entanto, há divergências de opiniões no Congresso, e a equipe de Bolsonaro acha viável a criação de uma nova proposta.
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou nesta sexta-feira (07) deflação de 0,21% no mês de novembro.
Saiba mais – Juiz federal suspende fusão entre Boeing e Embraer
Cenário Externo
- Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP): os países, liderados pela Rússia, estão em um encontro em Viena para desenvolver estratégia para a crise da commodity. Hoje é o último dia da reunião, que iniciou ontem (06)
- FED: com a última reunião de definição de juros marcada para 18 e 19 de dezembro, o Federal Reserve deve aumentar a taxa de forma mais gradual do que a colocada por Jerome Powell em discurso. A informação foi publicada no Wall Street Journal.
- Bolsas asiáticas: as bolsas asiáticas fecharam em ascensão com a publicação do Wall Street Journal, após dois dias de baixa. O mercado estava em dúvida quanto à trégua na guerra comercial após a chefe de operações financeiras da Huawei ser presa no Canadá, a pedido dos EUA.
- Bolsas europeias: abriram em alta, impulsionadas pelas ações de tecnologia.
- Relatório do mercado de trabalho norte-americano: será publicado às 11h30 (horário de Brasília) pela ADP.
O Ibovespa bateu recorde de pontuação na segunda-feira (03), atingindo 89.709 pontos.