Após forte alta, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, iniciou a manhã desta terça-feira (12) em queda.
Por volta das 10h30, o Ibovespa apontava uma leve queda de 0,35% totalizando 97.679,06. Nesta terça, os principais assuntos que podem movimentar o mercado, são:
- Reforma da Previdência;
- IPCA de fevereiro;
- Trump, Bolsonaro e o acordo de livre-comércio.
Saiba mais: Dólar inicia em queda em dia de possível instalação da CCJ
Reforma da Previdência
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, formalizou a convocação para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seja instalada na quarta-feira (12). Maia havia se encontrado com o presidente Jair Bolsonaro no último fim de semana. No encontro, foi firmado uma união para que a proposta tenha progresso na Câmara dos Deputados.
Além disso, de acordo com a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, o deputado Felipe Francischini, do PSL, será o presidente da CCJ. Além disso, a deputada Bia Kicis, que também pertence ao partido de Bolsonaro é cotada para assumir como vice da comissão.
IPCA de fevereiro
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,43% em fevereiro, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12).
Dessa forma, o IPCA de fevereiro fica acima do de fevereiro que havia ficado em 0,32%. Além disso, no acumulado dos últimos 12 meses o índice ficou em 3,89%, resultado superior aos 12 meses anteriores que registraram 3,78%.
Saiba mais: IPCA cresce de janeiro para fevereiro e fica em 0,43%, segundo IBGE
No entanto, durante o ano de 2018, o IPCA, que é a inflação oficial, fechou o ano em 3,75%, abaixo da meta do governo que era de 4,5%, Para este ano, a meta fixada pelo governo é de 4,25%.
Trump, Bolsonaro e o acordo de livre comércio
O presidente Jair Bolsonaro fará uma viagem para os EUA entre 18 e 22 de março. O presidente encontrará o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar de uma série de temas.
No entanto, além da crise venezuelana, os presidentes devem iniciar um estratégia para realizar um acordo de livre-comércio entre as economias.
Saiba mais: Bolsonaro e Trump vão trilhar um acordo de livre-comércio em reunião
O objetivo das negociações é avançar em acordo setoriais para facilitar o comércio e a convergência regulatória, em pontos que o Mercosul e as regras internacionais não tenham limitações.
Última cotação
Na última segunda-feira (11), o Ibovespa fechou a sessão com uma alta de 2,79% somando 98.026 pontos.
Notícias Relacionadas