Ibovespa em alta; Decisão do STF, EUA x México e inflação no radar

O Ibovespa inicia o pregão desta sexta-eira operando em alta. Por volta das 10h10, o principal índice da Bolsa de valores de São Paulo, registrava uma alta de 0,29% somando 97.487,21 pontos.

O Ibovespa se apoia nas expectativas de acordo entre Estados Unidos e México, referente as tarifas. Além disso, o índice flutua sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em que as subsidiárias de estatais poderão ser negociadas sem que seja necessária a autorização do Congresso Nacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Estados Unidos x México

Evolução nas tratativas entre Estados Unidos e México elevam as bolsas internacionais, assim como a brasileira.

De acordo com o ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, o país vai enviar à fronteira com os Estados Unidos cerca de 6 mil integrantes de sua guarda nacional.

O objetivo do México é controlar ou acabar com a imigração ilegal de mexicanos aos EUA, como havia pedido o presidente norte-americano, Donald Trump, que ameaçou impor taxas em produtos vindos do país vizinho, caso não fosse feio um controle.

Trump ameaçou impor uma taxa de 5% sobre os produtos mexicanos. A tarifa poderia chegar a 25%, caso não houvesse o controle da imigração clandestina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Materias-01.png

Inflação do IPCA

A inflação desacelerou 0,13% durante o mês de maio, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (7).

O percentual vem abaixo dos 0,57% anotados em maio e representa o menor resultado para o mês de maio desde 2006.

Decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (6) que o governo pode vender as subsidiárias de empresas estatais sem o aval do Congresso Nacional. Entretanto, segundo os ministros do Supremo, para a venda da empresa estatal será necessária autorização legislativa, assim como um processo de licitação.

Segundo os ministros do STF, para venda das subsidiárias a licitação não é necessária. Entretanto, o procedimento deve observar os princípios da administração pública inscritos na Constituição. Além disso, tem que ser sempre respeitada a exigência de competitividade.

Saiba mais: STF libera venda de subsidiárias de empresas estatais

Venda da TAG

Dessa forma, o ministro do STF, Edson Fachin, derrubou uma liminar permitindo a venda de 90% da subsidiária da Petrobras, a Transportadora Associada de Gás (TAG).

“Em respeito à decisão colegiada tomada por maioria pelo Tribunal Pleno nesta data, alterada substancialmente a decisão de efeito vinculante que servia de paradigma para amparar a pretensão dos reclamantes, e com a ressalva da posição deste Relator, nego seguimento as presente reclamações, tornando sem efeito a decisão liminar anteriormente deferida”, disse Fachin.

Moeda comum: ‘Peso-Real’

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, falaram sobre a criação de uma moeda comum entre Argentina e Brasil. O anúncio do “peso-real” foi feito na última quinta-feira (6), em Buenos Aires.

Em sua quarta viagem internacional, Bolsonaro e Macri se reúnem para tratar da parceria comercial entre os países.

Saiba mais: Bolsonaro e Guedes falam sobre criação de moeda única com a Argentina

Última cotação

Na última sessão, na quinta-feira (6), o Ibovespa registrou uma alta de 1,26% somando 97.204,85 pontos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno