Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa inicia a semana em queda com cenário externo no radar

O Ibovespa ampliou os ganhos dos últimas dias e fechou em alta, puxado pelos bancos

O Ibovespa ampliou os ganhos dos últimas dias e fechou em alta, puxado pelos bancos

O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (5) com guerra comercial, reforma da Previdência, PIB e FGTS no radar.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava queda de 0,22% alcançando 102.444,08 pontos. O mercado segue atento ao desdobramento da disputa comercial entre os EUA e China.

Além disso, segue no radar dos investidores o Produto Interno Bruto brasileiro que se manteve estável, a retomada da reforma da Previdência e o calendário do Fundo de Garantia do Tempo e Serviço.

Guerra comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou por meio de uma rede social, no último sábado (3), que as conversas com a China estão avançando. O mandatário ainda assegurou que seus cidadãos não estão pagando impostos de importação sobre produtos vindos do país de Xi Jinping.

No Twitter, Trump falou também sobre a desvalorização da moeda chinesa. “As coisas estão indo muito bem com a China. Eles estão nos pagando dezenas de bilhões de dólares, o que tem sido possível graças às suas desvalorizações monetárias e à injeção de enormes quantidades de dinheiro para manter o seu sistema”.

Opondo-se a economistas, Trump disse que até o momento os consumidores norte-americanos “não está pagando nada, e não há inflação. Sem ajuda do Fed!”.

Reforma da Previdência

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que a reforma da Previdência será votada a partir de terça-feira (6).

A reforma da Previdência será votada na primeira semana após o recesso parlamentar de julho. Essa será a segunda votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), após a primeira realizada no dia 10 do mês passado. Maia espera concluir a votação até quinta-feira.

Saiba Mais: Governadores começam a planejar reforma da Previdência nos estados

O calendário prevê uma sessão de debates na segunda-feira. Outra sessão, extraordinária, será realizada na manhã de terça-feira. Será assim concluído o prazo de cinco sessões entre uma votação e outra da reforma. Dessa forma, será evitada a votação de um requerimento de quebra de interstício e a possível judicialização da petição.

FGTS

O cronograma de liberação de recursos das contas de trabalhadores foi divulgado nesta segunda-feira (5), pela Caixa Econômica Federal. O procedimento terá início pelo PIS/Pasep.

Veja Também: Confira as 4 melhores ações para investir seu FGTS

Os saques de R$ 500 começam no dia 13 de setembro para quem possui conta poupança na Caixa. Por sua vez, aqueles que não possuem, deverão sacar no dia 18 de outubro.

PIB mantém estável

A previsão do Boletim Focus desta segunda-feira (5) mantém o crescimento do PIB de 0,82% em 2019. Na semana passada o número foi o mesmo. No início do ano, os analistas indicavam um crescimento 2,6% para este ano.

Saiba Mais: Boletim Focus mantém previsão de crescimento do PIB

A previsão de crescimento para 2020 permaneceu estável em 2,10%. As previsões estão próximas à projeção oficial do Banco Central e também do ministério da Economia.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira (2), o Ibovespa encerrou em alta de 0,54% alcançando 102.673 pontos.

Sair da versão mobile