Ibovespa sobe; Governadores e Maia se reúnem e reforma pode ser lida nesta terça
O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (2), com mercado atento a possível leitura do parecer da reforma da Previdência, na comissão especial da Câmara dos Deputados e também a reunião entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre com governadores.
Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma alta de 0,15% alcançando 101.496,67 pontos, sendo contrário ao desempenho conseguido no último pregão, na segunda-feira (1).
Reforma da Previdência
É esperado que a Comissão Especial da reforma da Previdência tenha uma nova reunião nesta terça-feira (2). No entanto, caso seja seguido o cronograma inicial da comissão, nesta terça o relator da reforma da Previdência na Casa fará a leitura de seu parecer para os parlamentares.
Além disso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia junto ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, vão receber governadores por volta das 10h30 desta terça. O objetivo da reunião dos líderes e firmar um acordo para que os estados sejam incluídos na reforma antes mesmo da votação do parecer na comissão especial, que pode acontecer nesta semana.
Além disso, os governadores vão ao encontro em busca de recursos que garantam a redução da crise fiscal de seus respectivos estados.
Acordo entre Mercosul e União Europeia
O porta-voz do governo francês, Sibeth Ndiayeapós, afirmou que a França não está preparada para autorizar o acordo comercial entre União Europeia (UE) e Mercosul. O anúncio foi feito nesta terça-feira (2).
Saiba mais: França não está preparada para acordo Mercosul-UE, segundo porta-voz
“Vamos observar com atenção e, com base nestes detalhes, vamos decidir”, afirmou Ndiayeapós durante uma entrevista ao canal BFM. Dessa forma, a França irá exigir garantias aos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).
“Não posso dizer que hoje vamos ratificar o Mercosul (…) A França, no momento, não está pronta para ratificar”, finalizou o porta-voz.
Produção Industrial
produção industrial brasileira registrou uma queda de 0,2% em maio, na comparação com abril. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (2).
Saiba mais: IBGE: Produção industrial caiu 0,2% em maio
Essa é a terceira contração mensal da produção industrial desde o começo de 2019. Por causa desse resultado, o setor acumula uma perda de 0,7% no acumulado desde janeiro.
Entretanto, no confronto com maio de 2018, houve alta de 7,1%. Naquele mês ocorreu a greve dos caminhoneiros, que paralisou o Brasil por 11 dias, afetando a produção industrial do País.
Última cotação
Na última sessão, na segunda-feira (1), o Ibovespa registrou uma alta de 0,37% fechando o dia com 101.339,68 pontos.