O Ibovespa, principal índice da B3 (BM&F Bovespa), abriu em baixa nesta quinta-feira (03). Às 10h04, a queda era de -0,26% e o indicador marcava 90.774,32 pontos.
O Ibovespa fechou a primeira sessão do ano registrando alta de 3,56% e 91.012,31 pontos.
Saiba mais – Dólar apresenta leve alta na abertura da B3 nesta quinta-feira
Saiba mais – Ações da Eletrobras disparam e Ibovespa fecha acima dos 91 mil pontos
Cenário Interno
Governo Bolsonaro:
- Hoje ocorrerá a primeira reunião ministerial do governo Bolsonaro, com os 22 ministros presentes, o vice-presidente, general Hamilton Mourão, o chefe de gabinete da Presidência além do presidente da República Jair Bolsonaro.
- O PSL garantiu apoio à reeleição de Rodrigo Maia à presidência da Câmara dos Deputados.
Eletrobras: o CEO Wilson Ferreira Jr. anunciou ontem (02) que permanecerá na presidência da estatal após aceitar o convite do ministro de Minas e energia, Bento Albuquerque. O anúncio agradou aos investidores, e as ações ordinárias da empresa dispararam.
Petrobras: ocorrerá hoje às 16h a cerimônia de posse do novo CEO da petroleira, Roberto Castello Branco.
Cenário Externo
Bolsas mundiais: as bolsas asiáticas fecharam em queda novamente diante das preocupações com a desaceleração econômica da China. Analistas afirmam que os suportes econômicos anunciados pelo Banco do Povo não serão suficientes para frear o movimento. As bolsas europeias também fecharam em queda, após a Apple anunciar a redução nas receitas do primeiro trimestre fiscal.
Estados Unidos: às 11h15 (horário de Brasília) serão divulgados os números do ADP, que mede o número de trabalhadores não-rurais empregados, de dezembro. Já às 11h30 os dados que virão a público são de seguro-desemprego até o dia 29 de dezembro. O resultado destes números dá uma prévia do relatório de emprego, que será publicado amanhã.
O Ibovespa poderá sofrer consequências do cenário externo, apesar do destaque da Eletrobras no primeiro pregão do ano.