A montadora sul-coreana Hyundai divulgou nesta quarta-feira (24) o aumento do seu lucro líquido de 30,4% de 2019. Em comparação com o os três primeiros meses do ano anterior.
De acordo com a Hyundai, as vendas na China tiveram uma baixa, entretanto, a melhora no mercado da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, fizeram com que a empresa tivesse esse lucro.
As vendas da montadora no país sul-coreano tiveram um avanço de 9%. Já na China as vendas caíram cerca de 18% só no primeiro trimestre, esse é o menor patamar desde 2009. Contudo, a empresa está preocupada em se restabelecer no país, visto que, a fábrica mais antiga na China, tem a possibilidade de fechar.
Além disso, a Hyundai busca responder as baixas nas vendas que teve no maior mercado automotivo do mundo.
Resultados
Em comunicado, a montadora divulgou o seus lucros.
- lucro líquido – US$ 830 milhões
- lucro operacional – US$ 718 bilhões
- receita aumento de 6,9% – US$ 11 bilhões
- vendas globais aumento de 6,9% – US$ 20,8 bilhões.
Investimentos em Piracicaba
A Hyundai anunciou que irá investir R$ 125 milhões em sua fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo.
O montante será aplicado ainda este ano. De acordo com a Hyundai, a capacidade produtiva irá aumentar, chegando a 210 mil unidades por ano. Dessa forma, a planta poderá passar de 36 veículos produzidos por hora para 42 veículos por hora divididos em três turnos, um acréscimo de 30 mil carros por ano.
Saiba Mais: Vendas de carros tem melhor desempenho para janeiro em quatro anos
“O volume adicional de 30 mil veículos vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo às perspectivas de crescimento do setor automotivo, que pode ultrapassar 10% em 2019, segundo a Anfavea. Com isso, a Hyundai poderá manter sua participação de mercado ao longo do ano”, afirmou o presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil, Eduardo Jin.
Entre as melhorias e ampliações que a fábrica irá receber, está a aquisição de novos equipamentos de alta tecnologia, que inclui robôs, possibilitando o aumento da produção.
Recorde em 2018
A fábrica foi inaugurada em 2012 com capacidade de produzir 150 mil veículos, mas somente 27 mil saíram das linhas de montagem. Em 2013, a capacidade subiu para 180 mil com a adição de um terceiro turno. Ao todo, 167 mil carros foram fabricados.
No ano passado, 193 mil veículos deixaram a fábrica graças à adoção de um fluxo otimizado e a contratação de mais de 200 funcionários. Contudo, a Hyundai produziu um excedente de 193 mil carros. De acordo com a montadora, 95% da produção do HB20, HB20S e Creta abastecem o mercado brasileiro.