Huawei investirá US$ 1 bilhão em tecnologia para carros e quer concorrer com a Tesla

A Huawei, companhia de tecnologia chinesa, investirá US$ 1 bilhão na pesquisa e desenvolvimento de um carro inteligente e elétrico, acelerando seus planos de concorrer diretamente com a Tesla e também com a sua conterrânea Xiaomi.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A tecnologia de direção autônoma da Huawei já teria ultrapassado, inclusive, a Tesla, de Elon Musk, em alguns pontos – tendo conseguido, por exemplo, executar uma viagem de mais de mil quilômetros sem a intervenção humana, segundo o diretor-executivo da empresa Eric Xu, em entrevista à Bloomberg.

A gigante chinesa deve fazer inicialmente uma parceria com três montadoras e o nome da Huawei deve aparecer como uma submarca nos carros que adotarem sua tecnologia – algo parecido com o que a Intel faz com os seus processadores em computadores. BAIC Group, Chongqing Changan Automobile e Guangzhou Automobile Group são os parceiros da gigante de telecomunicações chinesa até agora.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O investimento no negócio de carros inteligentes é um dos aportes mais pesados da Huawei. Também à Bloomberg, Xu afirmou que o mercado chinês é atrativo por si só. “A China adiciona 30 milhões de carros a cada ano e este número está crescendo. Mesmo se não explorarmos o mercado externo, se pudermos ganhar uma fatia de cada carro vendido na China, já será um bom negócio”, disse.

Huawei aposta em carros como alternativa a telecomunicações

2020 foi o ano mais difícil para a Huawei, por conta das sanções do ex-presidente americano Donald Trump, que sufocaram o negócio de smartphones da companhia chinesa e impediram o avanço da sua tecnologia 5G.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Com o novo presidente americano não sinalizando um afrouxamento das restrições, a Huawei opta agora por novas áreas de crescimento, investindo, além de em carros autônomos, em agricultura inteligente, em saúde e também em carros elétricos. A companhia espera conseguir competir com outras gigantes da tecnologia principalmente por um pedaço do bolo no setor da “internet das coisas”.

A mesa, porém, está disputada. A Huawei disputa por um espaço em que uma série de fabricantes já estão lutando. Além da Tesla ou da Apple, a companhia encontrará concorrentes em seu próprio país. Nio, Xpeng, Xiaomi e Baidu são alguns dos nomes com os quais ela terá de disputar espaço.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno