A plataforma de conteúdo Hotmart, anunciou na terça-feira (19) os resultados do seu desafio para startups. Ao todo, foram mais de R$ 9,2 milhões investidos. A maior fatia ficou na aquisição da BeUni, empresa de tecnologia em logística, com avaliação de mercado estimada em R$ 7 milhões.
A BeUni é uma plataforma logística de compra, armazenamento e envio de brindes e produtos personalizados. Frederico Montezuma, responsável pela área de fusões e aquisições da Hotmart, diz que essa compra busca criar a oportunidade de que os criadores de conteúdo da plataforma possam vender ou enviar brindes no mesmo ambiente em que comercializam seus cursos.
Questionado se não seria mais vantajoso buscar parceria com grandes empresas de entrega para esse tipo de ação, Montezuma disse que a empresa preferiu trazer essa solução para dentro de casa,com o objetivo de fazê-la sob medida para os seus geradores de conteúdo.
Os R$ 2,2 milhões restantes dos recursos da Hotmart foram destinados às startups:
- Izzi, plataforma que liga coachs a gamers – R$ 300 mil;
- Biti9, desenvolvedora de software para notas fiscais – R$ 900 mil;
- eKyte, startup de software de gestão de marketing digital – R$ 650 mil;
- Easymovie e Edita Fácil, marketplaces para produtores de vídeos – R$ 350 mil.
Foi feita ainda doação de R$ 50 mil para o Matraquinha, aplicativo de comunicação alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos e sentimentos.
Trajetória da Hotmart
A Hotmart não abre dados de faturamento, mas diz que é lucrativa e que, ao longo de seus 10 anos de história, processou US$ 1 bilhão em GMV (volume bruto de vendas), com alta de 167% no indicador no ano de 2020.
Os investimentos anunciados após o desafio de startups não são os primeiros da companhia, já foram feitos 18 aportes entre aquisições totais de empresas, investimentos menores e compras de startups para adquirir o time fundador.
A Hotmart afirma ter em valor de mercado superior a US$ 1 bilhão (valor atribuído a startups chamadas de ‘unicórnios’).
Questionado sobre as críticas ligadas à responsabilidade da empresa em relação aos conteúdos de cursos vendidos em sua plataforma, Montezuma disse que no ano passado a Hotmart tirou uma série de conteúdos do ar e que segue retirando conteúdos que não obedecem à política da plataforma.
Hotmart quer fazer IPO na Nasdaq
A Hotmart mira uma oferta pública inicial de ações (IPO, do inglês) na bolsa de valores de tecnologia americana Nasdaq, até o fim deste ano.
A startup visa essa estreia desde o início de 2021 e já contratou os bancos JP Morgan, Morgan Stanley e Goldman Sachs para a assessoria. Estima-se que a empresa pode movimentar cerca de US$ 400 milhões.
Em crescimento acelerado, a companhia é comparada a outras gigantes do setor, como o Nubank. Apesar da visibilidade maior da plataforma nos últimos anos, a Hotmart tornou-se um unicórnio somente em março deste ano.
Leia mais:
Com informações de Estadão Conteúdo.
Notícias Relacionadas